plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

Começa hoje a Fête de la Gastronomie com jantar, oficinas e feira gastronômica

Um jantar gourmet franco-paraense com o chef Paulo Anijar e o chef francês Eric Maquigny, radicado na Guiana Francesa, abre a programação da 5ª Fête de la Gastronomie hoje, às 19h, no restaurante Santa Chicória. O evento promovido pela Aliança Francesa bu

Um jantar gourmet franco-paraense com o chef Paulo Anijar e o chef francês Eric Maquigny, radicado na Guiana Francesa, abre a programação da 5ª Fête de la Gastronomie hoje, às 19h, no restaurante Santa Chicória. O evento promovido pela Aliança Francesa busca celebrar a culinária francesa e torná-la acessível e se estende até o dia 22, culminando com grande festa.

“Promover a cultura alimentar da França e dos países que falam francês, com o compromisso de promover o conhecimento histórico, sabores e encontrar profissionais que trabalhem nessa área com o jeito francês são objetivos da Fête de la Gastronomie”, diz a diretora da Aliança Francesa Belém, MaiwennLeNedellec.

A programação conta com uma oficina de degustação e harmonização de vinhos com as comidinhas francesas, prevista para quinta-feira. Já na sexta tem o ateliê de cozinha e cultura gastronômica francesa, com vagas para doze pessoas, onde os participantes vão aprender todo o processo de dois pratos da culinária francesa, o “tarte-flamiche aux poireaux” e o “navarin d’agneau”, além de ficar por dentro de curiosidades e da história da culinária daquele país.

“É muito importante esse diálogo, de como comer bem e respeitar o meio ambiente. Comer é uma arte e cultura, mas que precisa acompanhar uma consciência de onde vem esse produto e de que maneira ele foi feito. O chef Eric Maquigny transmite muito essa preocupação com a origem”, destaca.

DEGUSTAÇÃO

No sábado, 22, último dia do evento, acontece na sede da Aliança Francesa um circuito onde o público vai poder degustar pratos típicos de dez regiões francesas diferentes, feitos por alunos e professores com a supervisão, na elaboração das receitas, pelo chef Maquigny.

Além disso, também haverá uma feira gourmet com produtos franceses e locais, com a participação do Toró Gastronomia, Délices de France, Estudantes Estrangeiros da UFPA, Filha do Combu e Pão com Arte. Vai rolar ainda concurso de melhor foto/comentário (sobre gastronomia), jogos da biblioteca da AF e quizz, valendo prêmios.

CHEF CONVIDADO

Formado em cozinha francesa pela Escola de Strasbourg (França) e com experiência em restaurantes estrelados na Europa, o chef Eric Maquigny começou sua carreira aos 14 anos. Há 15 anos morando na Guiana Francesa, ele tornou-se recentemente presidente da Associação de Cozinheiros e Confeiteiros da Guiana Francesa.

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias