plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GASTRONOMIA

O melhor da gastronomia é premiado em Belém

A capital paraense conheceu os grandes vencedores do troféu "Estrela Azul", nesta terça-feira (28), durante a premiação Passaporte Belém - "O Melhor da Gastronomia". Indicados como destaques da culinária da cidade, os 129 participantes foram avaliados pe

A capital paraense conheceu os grandes vencedores do troféu "Estrela Azul", nesta terça-feira (28), durante a premiação Passaporte Belém - "O Melhor da Gastronomia".

Indicados como destaques da culinária da cidade, os 129 participantes foram avaliados pelo corpo de jurados até que se chegasse aos melhores em cada uma das 23 categorias.

Os vencedores foram premiados na Fábrica 242, às 19h. Durante o evento, também houve o lançamento do guia de bolso do prêmio.

CONFIRA A LISTA DOS VENCEDORES POR CATEGORIA:

SAUDÁVEL: Mango

HAMBURGUERIA : Porpino Burguer

CHURRASCARIA: Boi Novo

REGIONAL: Lá em Casa

POPULAR: Barraca da Lúcia - Ver-o Peso

PEIXARIA: Remanso do Peixe

ITALIANO: Cantina Italiana

JAPONÊS: Sushi Ruy Barbosa

PIZZARIA: Xícara da Silva

INTERNACIONAL: Manjar das Garças

SOBREMESA: Brigaderie

VINHO: Grand Cru

BAR: El Patron

TIRA-GOSTO: Bistrô & Boteco

CERVEJA: Amazon Beer

SORVETERIA: Cairu

CAFÉ DA MANHÃ: Doçuras

PADARIA: Sagres

DOCE: Tia Maria

AÇAÍ: Açaí do Alonso

SALGADO: A Portinha

SANDUÍCHE: André Sanduicheira

CHEFS: Thiago Castanho

O PROJETO

A fase preliminar do projeto iniciou ainda em dezembro de 2016, quando o público teve a oportunidade de conhecer cada um dos 129 estabelecimentos indicados nas categorias concorrentes.

Encartados gratuitamente nas edições de domingo do DIÁRIO DO PARÁ, os cinco suplementos apresentaram informações como endereço e horário de funcionamento dos estabelecimentos e ainda comentários sobre os pratos servidos e as características do ambiente.

Já com as indicações dos vencedores, esse material poderá ser conferido de forma agrupada no guia de bolso, que também será lançado hoje.

São comidas diversas, para todos os gostos e ocasiões. (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

AVALIAÇÃO

Para que se chegasse ao guia da culinária local, o Passaporte Belém contou com a ajuda de 16 personalidades da capital paraense. Dentre os jurados estão jornalistas, profissionais liberais e apreciadores da boa mesa que receberam a missão de montar um ranking com os melhores estabelecimentos gastronômicos de Belém.

Gerente de Marketing do Grupo Formosa, Rejane Andrade destaca que a maioria dos restaurantes que participam do Passaporte mantém uma tradição com os ingredientes locais, o que, na visão dela, valoriza a culinária e a cultura paraense.

“É o primeiro ano que participamos desse projeto grandioso, de muita credibilidade e que realmente vem com a intensão de valorizar a nossa gastronomia, que é muito rica”, destaca. “É muito importante mostrar para o Brasil a importância de se preservar a nossa cultura”.

A culinária japonesa em sua categoria própria. (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Para a gerente de Marketing do Boulevard Shopping, Glenda Abdon, o Passaporte garante uma visibilidade maior à gastronomia local. Segundo ela, o shopping tem afinidade com tal iniciativa do DIÁRIO. “É uma forma incrível de divulgar uma força do nosso Estado, que é a gastronomia, e de valorizar os nossos talentos”, acredita. “E estes talentos não estão relacionados apenas com os chefs, mas também com o empreendedorismo local”.

Já a diretora de Marketing e Comunicação do Hapvida Saúde, Simone Varella, a palavra-chave para a iniciativa é ‘valorização’. Para ela, a culinária paraense tem características muito peculiares e que são capazes de cativar os mais diferentes paladares.

Portanto, precisa ser valorizada. “Ações como esta são boas oportunidades para o anunciante alcançar o cliente, pois enaltecem a cultura local”, destaca. “O Hapvida não poderia ficar de fora de práticas cheias de carinho e qualidade, que levam informações tanto à população quanto para os turistas.”

Pratos italianos também estão na disputa. (Foto: Jader Paes/Diário do Pará)

CHEFS ESTÃO ANSIOSOS, MAS CONFIANTES

Dentre as 23 categorias, uma vai garantir o troféu ‘Estrela Azul’ para o chef de cozinha campeão da categoria. Três grandes nomes da culinária paraense concorrem ao prêmio. O chef do restaurante La Madre, Ronaldo Barros da Cruz, 39, não esconde a satisfação pelo reconhecimento de seu trabalho. “Só de já estar entre os três é uma grande vitória”.

Ele aponta que a expectativa já toma conta, inclusive, dos clientes. “Muitos clientes foram ao restaurante porque acompanham o DIÁRIO. Muitos vêm nos parabenizar pela indicação e dizer que estão torcendo pela gente”.

A chef de cozinha do restaurante Famiglia Sicília, Ângela Sicília, 37, também demonstrou satisfação por estar concorrendo ao prêmio. “A expectativa para o prêmio sempre deixa um nervoso em todo mundo, mas é muito gratificante estar entre os finalistas”.

Ronaldo Barros, Ângela Sicília e Thiago Castanho são os chefs finalistas do prêmio. (Foto Wagner Santa/Diário do Pará / Bruno Carachesti/Arquivo)

Para a chef, um dos grandes benefícios proporcionados pelo prêmio é a valorização da culinária da capital paraense. “Só de estar junto e ver o reconhecimento da nossa gastronomia como um todo, já é uma grande festa”.

Já Thiago Castanho, chef de cozinha há 16 anos e sócio do restaurante Remanso do Bosque, diz que o DIÁRIO foi pioneiro ao lançar o guia.

Ele avalia que a ideia contribui para que a população que ainda não conhece a gastronomia local saiba o que a região tem de melhor, além de motivar os cozinheiros e fortalecer o ramo. Para ele, estar entre os finalistas vai além do privilégio. “É uma responsabilidade maior. Representa o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe.”

PATROCÍNIOS

Para que todo esse apanhado fosse possível, o projeto contou com o patrocínio do Formosa, Boulevard Shopping e Hapvida.

As categorias vão desde os tradicionais salgados, até as peixarias, hamburguerias e bares.

AS 23 CATEGORIAS

Churrascaria, Peixaria, Italiano, Vinho, Bar, Café da Manhã, Padaria, Doce, Sanduíche, Hamburgueria, Sorvete, Pizzaria, Saudável, Japonês, Açaí, Regional, Cerveja, Internacional, Sobremesa, Chefs, Tira-Gosto, Popular e Salgado.

(Cintia Magno com Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias