plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Problemas ginecológicos são responsáveis por quase 20% dos diagnósticos de câncer no mundo

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os cânceres ginecológicos são causadores de 19% dos diagnósticos de câncer no mundo por ano. Apesar do aumento das pesquisas, poucas conhecem e se previnem.  Esses tipos de tumores femininos a

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os cânceres ginecológicos são causadores de 19% dos diagnósticos de câncer no mundo por ano. Apesar do aumento das pesquisas, poucas conhecem e se previnem.

Esses tipos de tumores femininos aparecem no colo de útero, ovário, vagina, vulva e endométrio.

"O diagnóstico precoce pode salvar vidas, mas muitas mulheres ainda veem esse assunto como um tabu e por isso acabam não levando suas queixas para os consultórios", explica Dra. Michelle Samora, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), unidade São Paulo do Grupo Oncoclínicas.

De acordo com a especialista Juliana Omineli, da Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico, unidade no RJ do Grupo Oncoclínicas, a falta de conhecimento faz com que sinais iniciais da doença sejam ignorados, constribuindo para indentificação tardia do câncer em órgãos femininos".

Conheça algumas informações essenciais sobre os diferentes cânceres ginecológicos:

1) Fique atenta aos sinais

O câncer de ovário apresenta sinais discretos e que demoram a se manifestar. E por isso, só conseguem ser diagnosticado, quando na maioria das vezes, a doença já se espalhou pelo aparelho reprodutor, o que dificultando o tratamento. Quando evidentes, pode acontecer um aumento do volume abdominal, aumento na vontade de urinar, alterações no ciclo menstrual, dor durante a relação sexual, entre outros. "Muitos sintomas, quando aparentes, são parecidos com os desconfortos do dia a dia da mulher e, na maioria dos casos, são deixados de lado. Caso perceba qualquer alteração, é recomendado que a mulher procure um especialista" afirma a Dra. Michelle Samora.

2) Mioma e o anticoncepcional

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, o mioma não é maligno e o uso de contraceptivos é benéfico à saúde do útero. "O mioma é um tumor benigno que pode surgir no útero e não aumenta o risco de câncer. Além disso, o uso de anticoncepcional diminui o risco deste tipo de câncer. Aliás, o que diminui o risco de câncer de endométrio são dieta e exercícios físicos, uso de anticoncepcional e amamentação", explica a Dra Juliana Omineli.

3) Hereditariedade

Apenas 10% dos tumores ovarianos são decorrentes da predisposição genética hereditária, causados por uma mutação em certos genes, herdada de pai ou mãe, que pode aumentar o risco do aparecimento do tumor. "Em situações especiais, quando avó e mãe apresentaram tumores de ovário é possível realizar exames específicos de análise genética", afirma Dra. Michelle Samora. Caso a suspeita seja confirmada, é possível recomendar providências como a cirurgia preventiva de retirada dos ovários. Mas essa é uma decisão que deve ser tomada entre paciente e médico.

4) Vacina do HPV e preservativo como forma de proteção

O principal fator relativo ao câncer do colo uterino, de vagina e de vulva, é o HPV. "Quando tomamos conhecimento do agente causador do câncer do colo de útero, os dados são alarmantes, pois 90% das mulheres acometidas com câncer de colo do útero têm o vírus HPV", finaliza Dra. Michelle Samora, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO), Grupo Oncoclínicas.

5) Tipos de câncer de útero

Dois tipos de câncer podem surgir no útero, o de endométrio (camada interna do útero) e o de colo de útero (porção mais inferior do útero). "Apesar de surgirem no mesmo órgão, são tumores totalmente diferentes. O câncer de colo de útero está muito relacionado à infecção por HPV, já o câncer de endométrio tem relação com hormônio feminino" explica a Dra. Juliana Ominelli. O diagnóstico mais preciso só é feito através da biópsia.

(Com informações do Portal Notícias ao Minuto)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias