plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Autoavaliação e escala de prioridades são fundamentais para manter a saúde mental

A correria do dia a dia, o imediatismo em resolver problemas ou obter respostas rápidas tem deixado grande parte da população estressada e ansiosa, provocando alterações emocionais, fazendo com que se perca o equilíbrio mental. Para evitar o desequilíbrio

A correria do dia a dia, o imediatismo em resolver problemas ou obter respostas rápidas tem deixado grande parte da população estressada e ansiosa, provocando alterações emocionais, fazendo com que se perca o equilíbrio mental. Para evitar o desequilíbrio emocional e manter a mente sã, o psiquiatra Thiago Guedes e a psicóloga Joyce Pontes do Hapvida dão dicas fundamentais para encarar os problemas diários. A primeira delas é fazer uma autoavaliação e eleger prioridades.

O assunto é sério e atinge tantas pessoas que o primeiro mês do ano (Janeiro Branco) faz um alerta sobre a saúde mental. O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. A depressão atinge cerca de 20 em cada 100 pessoas na Paraíba, segundo estimativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com o psiquiatra Thiago Pontes, a autoavaliação é necessária para se observar o grau de prioridades que se dá aos afazeres do dia a dia. “Algumas perguntas precisam ser respondidas como: Será que é necessário tanta urgência em resolver ou responder algo? Caso não responda agora, quais as consequências? Isso irá me afetar tanto assim? Sabendo responder essas perguntas, faremos uma escala de prioridades, o que facilita o nosso dia a dia”, observa.

O médico destacou ainda, que é importante perceber que nem tudo depende de apenas um indivíduo e que não se pode controlar o mundo. “Saber dos limites e aceitá-los é uma outra forma de prevenir o descontrole emocional. Ter momentos de lazer é fundamental para ter um equilíbrio emocional, ter tempo para fazer o que gosta, estar perto das pessoas que te fazem se sentir bem é fundamental para manter a mente saudável”, explica Thiago.

Já a psicóloga Joyce Pontes, alertou que a saúde física para estar em pleno funcionamento depende totalmente da saúde mental, e quando a mente não anda bem o organismo pode acabar somatizando e externalizando em forma de doenças.

“Na falta de saúde mental, qualquer resposta negativa sobre algo desejado pode se tornar uma frustração, pensamentos e emoções mal elaborados, além de comportamentos inadequados. Por estes e outros fatores é necessário cuidarmos da nossa saúde mental, e para isso é essencial buscarmos nossa autoaceitação, o autoconhecimento das nossas emoções. Aprender a dizer não as pessoas e situações que não nos fazem bem, sair da nossa zona de conforto, ser gentil com você mesmo e com os demais”, diz.

Também é importante, segundo a psicóloga, dormir e se alimentar bem, manter boas amizades, compreender os erros e incentivar-se sempre a buscar melhorar como pessoa, investir no lazer, e procurar uma ajuda profissional. “Tudo isso além de melhorar a autoestima, acaba influenciando a saúde em geral”, garante ela.

(Com informações do Hapvida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias