plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Estudo mostra que estresse pode diminuir chances de engravidar; Saiba mais

Uma pesquisa publicada na Revista Americana de Epidemiologia apontou evidências de que altos níveis de estresse dificultam a concepção de um bebê. O estudo que foi realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston mostrou qu

Uma pesquisa publicada na Revista Americana de Epidemiologia apontou evidências de que altos níveis de estresse dificultam a concepção de um bebê. O estudo que foi realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston mostrou que efeitos fisiológicos do estresse se associam negativamente à fertilidade e ao sistema reprodutivo.

"O estresse na mulher está associado a níveis mais altos de hormônio liberador de corticotropina e glicocorticoides, que retardam ou bloqueiam o aumento do hormônio lutenizante (LH) do ciclo menstrual, afetando o transporte de gametas ou criando um desfavorável ambiente para a implantação de um embrião", explica Márcio Coslovsky, ginecologista e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Além disso, o trabalho aponta os efeitos do estresse no sistema reprodutivo dos homens. Neles, o sentimento pode provocar a diminuição dos níveis de testosterona e afetar, consequentemente, a produção de espermatozoides.

A pesquisa foi baseada em dados de um estudo online sobre gravidez, o “Pregnancy Study Online” (PRESTO), que reúne informações de moradores dos Estados Unidos e Canadá. Durante a pesquisa, os cientistas acompanharam 4.769 mulheres, entre 21 e 45 anos, e 1.272 homens, acima de 21 anos, que não tinham histórico de infertilidade. Após a investigação, através do questionário de escala de estresse percebido, eles observaram que quanto maior a pontuação, menor era fecundabilidade do casal.

Para Paulo Gallo, especialista em reprodução assistida e diretor-médico do Vida Centro de Fertilidade, é preciso que os casais tenham consciência de que a fertilidade do ser humano não é absoluta:

"Em casais que não tem problema de engravidar, a chance de gerar um filho é de 15% a 20% no mês. É necessário um tempo de seis a doze meses para a maioria dos casais engravidarem. A gente só considera que eles tenham dificuldade para engravidar após um ano de relações sexuais regulares sem uso de método contraceptivo".

O DOL separou algumas dicas para que você relaxe e aumente as chances de ter uma gravidez. Confira:

1 - Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas é uma excelente aliada para manter o organismo relaxado. Durante as atividades, o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

2- Tempo para você

Cada vez mais as pessoas têm menos tempo para si, mas se você pretende ter filhos, essa dica é muito valiosa. Separe um tempo do seu dia para fazer algo que goste. Procure ler bons livros, assistir filmes ou séries que você gosta, entre outras coisas.

3 - Diminua a cobrança

As cobranças diárias podem gerar uma série de transtornos para o seu organismo. Então, não se cobre tanto. Lembre-se que nem tudo o que você quer está sob seu domínio.

4- Durma bem

A maioria das pessoas sabe o quanto uma boa noite de sono é essencial para a saúde física e mental. Uma noite mal dormida pode deixar você mais suscetivel a se estressar durante o dia. Veja quantas horas por dia você deve dormir para manter o equilíbrio de seu organismo.

5- Corte do cardápio

Uma boa alimentação faz toda a diferença. Pensando nisso, evite consumir alimentos e bebidas que deixem você acelerado, como o café e energéticos, por exemplo.

6- Demande

È muito comum vermos pessoas que tomam a responsabilidade de muitas tarefas diárias para si, mas é importante não tentar acumular tantas funções. Busque dividir com a família as atividades domésticas e com os colegas de trabalho o que deve ser feito.

(Com informações do Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias