plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Quer começar 2019 sem dívidas? Veja algumas dicas para organizar as contas

Quer começar o ano de 2019 com as contas no azul? Então, é bom já ir se planejando. As informações são do UOL. Finanças em dia: 9 passos para evitar dívidas O 13º salário geralmente é usado para dar um alívio ao orçamento e pagar algumas dívidas. No

Quer começar o ano de 2019 com as contas no azul? Então, é bom já ir se planejando. As informações são do UOL.

O 13º salário geralmente é usado para dar um alívio ao orçamento e pagar algumas dívidas. No entanto, é bom lembrar que outros gastos, por ser uma época festiva, estão por vir.

O diretor de crédito do Guiabolso, Clécio Dias, lembra que o início do ano é um período de despesas obrigatórias, como o pagamento de impostos anuais (IPTU e IPVA), matrículas e material escolar, sendo necessário reservar um pouco da renda para o que vai acontecer.

O especialista dá algumas dicas para quitar dívidas e começar o ano no azul e, ainda ter um dinheiro para as despesas que chegam com a virada. Veja:

Coloque as contas no papel. A sugestão do especialista é anotar por 30 dias todos os gastos, desde uma balinha até as despesas mais altas como moradia, planos de saúde e alimentação.

Corte gastos não essenciais e analise os gastos anotados. Outra dica é separar as despesas em dois grupos: “gosto” (para coisas que vão ter que ser cortadas ou reduzidas) e “preciso” (só para o essencial).

Com o dinheiro do 13º salário ou das férias é possível pagar adiantado parcelas de financiamentos sem os juros que seriam pagos no cronograma normal. Tente contato com a instituição para tentar abatimentos melhores ainda.

Atrasou prestações? Tente renegociar sua dívida. Você não precisa aceitar de cara as condições do credor e pode apresentar outras propostas. O importante é ter ciência e condições de arcar com o que for acordado.

Após pagar ou reestruturar suas dívidas, analise onde errou para evitar repetir. Se gastava por impulso, por exemplo, se controle mais. Se o problema foi com o cartão de crédito, elimine esse meio de pagamento.

Cuidado para não se enrolar mais com os gastos de fim do ano. Evite compras por impulso, faça uma lista do que irá comprar antes mesmo de sair de casa, estabeleça um limite de quanto pode gastar, pesquisa preços e lojas, compre à vista e peça desconto, evitando compras parceladas e aproveite as promoções.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias