plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Você é fissurado por doces? Saiba quais alimentos podem reduzir esse desejo

A maioria das pessoas tem um desejo constante de comer doces. Quem nunca desejou um brigadeiro depois de uma refeição, que atire a primeira pedra. E aquela mania de comer sobremesa logo após o almoço? Isso é mais comum do que se pensa. Mas você sabia que

A maioria das pessoas tem um desejo constante de comer doces. Quem nunca desejou um brigadeiro depois de uma refeição, que atire a primeira pedra. E aquela mania de comer sobremesa logo após o almoço? Isso é mais comum do que se pensa. Mas você sabia que existem certos nutrientes que podem diminuir esse desejo? o DOL destacou alguns alimentos que vão ajudar a reduzir a vontade por doces e, principalmente, a não sabotar a sua saúde.

Carnes magras (boi, porco, frango e peixe)


Por serem alimentos de digestão mais lenta, fontes de proteínas como carnes magras, frango e peixe, propiciam saciedade maior por mais tempo e ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Dê preferência para preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

Além disso, as carnes são uma fonte importante de cromo, um mineral que nas quantidades adequadas potencializa a ação da insulina e faz com que o indivíduo necessite de menor quantidade de carboidratos para atingir a saciedade.

Leites e derivados

Auxiliam na produção de serotonina decorrente do triptofano em sua composição, o que ajuda no controle do humor e da vontade de consumir mais doces. Eles também possuem ótimas concentrações de cromo, que também reduz a compulsão por doces. Podem ser consumidos isoladamente ou em preparações de baixo valor calórico como smoothies de frutas (bater iogurte, leite, fruta e gelo).

Grãos integrais

Alimentos como aveia, linhaça e chia são fontes de nutrientes importantes como ômega 3, além de fibras solúveis, que absorvem água e viram uma substância parecida com uma gelatina no estômago, liberando a glicose do alimento de forma mais lenta. Como grande parte da busca por doces é decorrente dos picos e consequentes quedas rápidas de insulina que ocorrem após ingerir um carboidrato simples, o componente é importante nessa prevenção.

Arroz, linhaça, quinoa também são opções. Dica: não cozinhe os alimentos integrais em excesso, pois, quando muito cozidos, chegam praticamente a sua forma refinada. O ponto ideal é "al dente", nem muito duro, nem muito macio.

Grão de bico

Além do triptofano, ele contém nutrientes como vitaminas do complexo B e magnésio que proporcionam relaxamento, reduzem a ansiedade e o estresse, sentimentos muito ligados ao consumo exagerado de doces.

Uma sugestão de consumo é na forma de vinagrete com tomate, cebola e temperos naturais (salsinha, cebolinha, manjericão e limão). Outras leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, também são boas fontes de triptofano.

Abacate

A fruta ajuda a promover uma sensação de bem-estar. Isso porque contém vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e, por isso, resulta em um efeito relaxante. Por conter muita gordura, deve ser consumida sem excessos.

Ovos

Excelente fonte de triptofano e cromo. Pode ser consumidos cozido, ponche (“fritos em água”) ou em preparações como bolos de frutas com farinhas integrais, para reduzir picos de açúcar no sangue.

Banana

É uma fonte de carboidrato saudável e rica em triptofano. Uma ótima sugestão de consumo é com canela, como sobremesa ou nos lanches.

E aí, internauta, gostou das dicas?

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias