plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Amamentar pode diminuir o risco de AVC para as mães

Amamentar pode proteger uma mulher de um AVC a longo prazo, segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Pesquisadores analisaram dados de cerca de 80 mil participantes da Iniciativa de Saúde da Mulher, um grande

Amamentar pode proteger uma mulher de um AVC a longo prazo, segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

Pesquisadores analisaram dados de cerca de 80 mil participantes da Iniciativa de Saúde da Mulher, um grande estudo em andamento que acompanha a saúde de mulheres na pós-menopausa que assinaram entre 1993 e 1998. Todas elas tiveram um ou mais filhos e 58% disseram tê-los amamentado em algum momento.

Aquelas que disseram ter amamentado pelo menos uma criança tiveram um risco 23% menor de sofrer um acidente vascular cerebral na meia idade e quando mais velhas, em comparação a mulheres que tiveram filhos, mas não amamentaram. Isso é ainda mais evidente entre as mulheres negras, cujo risco de derrame foi reduzido quase pela metade com a amamentação.

O estudo levou em consideração os fatores de risco das mulheres, como histórico médico e familiar e idade, e descobriu também que o benefício parece aumentar quanto mais ela amamenta. O risco de acidente vascular cerebral foi 19% menor para as que amamentaram de um a seis meses e 26% menor para as que amamentaram por 13 meses ou mais, em comparação com às mulheres que nunca amamentaram.

A líder do estudo, Lisette Jacobson, admite que não se sabe como a amamentação pode diminuir o risco de derrame, mas a análise mostra que uma coisa está associada à outra. Mulheres que amamentam tendem a ter uma vida mais saudável em geral, e isso pode explicar pelo menos parte da aparente proteção observada no estudo, escreveu a equipe.

Jacobson recomenda às novas mamães incluir a amamentação como parte de sua rotina por pelo menos seis meses para que elas e seus bebês possam colher os benefícios.

"Aqueles que não podem amamentar devem lembrar que existem muitos fatores que protegem contra o acidente vascular cerebral, incluindo exercícios suficientes, escolha de alimentos saudáveis, não fumar e manter a pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue sob controle", acrescentou Jacobson. "Então, se você não pode amamentar por algum motivo, você deve olhar para esses outros fatores."

(Fonte: Viver Mais)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias