plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Veja os mitos e verdades sobre dor de ouvido

Colocar uma gotinha de azeite morno no ouvido faz melhorar a dor? Tudo bem compartilhar fones de ouvido? Para esclarecer os mitos e verdades que rondam o tema, a Dra. Jeanne Oiticica, especialista em Otorrinolaringologia e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zu

Colocar uma gotinha de azeite morno no ouvido faz melhorar a dor? Tudo bem compartilhar fones de ouvido? Para esclarecer os mitos e verdades que rondam o tema, a Dra. Jeanne Oiticica, especialista em Otorrinolaringologia e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responde às principais perguntas. Confira:

Dor de ouvido não tem relação com gripe

Mito – tem relação sim, pois as secreções geradas por gripes, resfriados e sinusite podem migrar para o canal auditivo. As inflamações das vias aéreas também podem bloquear a própria secreção que o ouvido produz. Isso complica com a proliferação de bactérias e vírus, causando a otite.

Andar de carro com o vidro aberto e tomar vento no ouvido dá dor de ouvido

Verdade – porque o frio diminui a temperatura da pele, favorece a contração dos músculos em torno do canal do ouvido e deixa a pele mais sensível. Não é otite, mas dor no canal auditivo. Algumas dicas são: agasalhar-se, usar gorro e não sair com o cabelo molhado.

Deve-se limpar os ouvidos com hastes flexíveis

Mito – As hastes flexíveis de algodão só devem ser usadas nas dobras das orelhas, e NUNCA podem ser introduzidas no canal do ouvido, já que podem criar fissuras na pele e favorecer a entrada e proliferação de bactérias.

Vinagre ajuda a proteger o ouvido

Verdade – pingar uma gotinha de vinagre no ouvido ajuda a secar o canal do ouvido, o que pode ser feito, por exemplo, após exposição excessiva à água. Ou seja, após entrar no mar, na piscina, lagos e rios. Basta pegar um pedacinho de algodão, embebê-lo no vinagre e pingar uma gotinha no ouvido. O vinagre tem ação desidratante, portanto faz a água evaporar, assim como o álcool. Outra dica é passar o secador de cabelo no ouvido em uma temperatura que não queime a pele.

Compartilhar fones de ouvido não causa infecção

Mito – Causa sim, porque pode-se contrair a bactéria do ouvido da outra pessoa. É importante também prestar atenção ao volume, que nunca deve ser muito alto, para evitar danos auditivos/surdez. A dica é deixar o fone no volume que a pessoa ao lado não escute a sua música.

A dor de ouvido tem relação com a saúde bucal

Verdade – O nervo da pele do ouvido passa pela garganta, são interligados. Uma gengivite ou amigdalite pode dar dor de ouvido ou disfunção na articulação temporomandibular (ATM).

Azeite ajuda a amenizar a dor de ouvido

Verdade – Mas precisa ser morno. Tem o mesmo papel do pano aquecido, isso porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo para a região inflamada/infeccionada e libera anticorpos e proteínas de defesa. Molhe um pedacinho de algodão no azeite morno e pingue uma gotinha no ouvido. Mas isso serve apenas para aliviar a dor. É preciso procurar o especialista para fazer o tratamento correto.

“Se a dor de ouvido surgir e você estiver longe de uma assistência médica, use dipirona, paracetamol ou ibuprofeno para aliviar os sintomas até chegar ao médico, mas em seguida procure o especialista para saber o que está causando a dor e, nunca deixe de fazer o tratamento adequado para evitar complicações maiores”, indica Dra. Jeanne.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias