plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Você sabe o que é bronquiolite, a doença que atinge crianças até dois anos?

Você sabe o que é bronquiolite? Com sintomas parecidos com os de uma gripe, a doença se diferencia porque também deixa o paciente cansado, além de provocar tosse seca, coriza, falta de ar e febre.  Porém, o que mais preocupa especialistas é que a bronqui

Você sabe o que é bronquiolite? Com sintomas parecidos com os de uma gripe, a doença se diferencia porque também deixa o paciente cansado, além de provocar tosse seca, coriza, falta de ar e febre.

Porém, o que mais preocupa especialistas é que a bronquiolite pode atingir desde os bebês com menos de 1 mês até crianças com 2 anos de idade e, se não for bem tratada, a piora do quadro pode ter consequências mais graves.

“Nos casos dos prematuros ou dos que têm doenças respiratórias, como bronquite e asma, por exemplo, o caso precisa ser bem monitorado”, destaca a Dra. Talita Rizzini.

A pediatra explica que a doença, que inflama os bronquíolos (a parte final da via aérea), é causada em 80% pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que pertence ao gênero Pneumovirus, um dos principais agentes de infecção aguda nas vias respiratórias.

Em geral, a bronquiolite tem duração de sete dias. Mas, como atinge as crianças, é indicado que os pais levem os filhos para avaliação de um especialista, pois a dúvida no diagnóstico prejudica os cuidados e pode fazer com que a doença se transforme em outra mais grave, como a pneumonia.

Cuidados na rotina

Medidas simples como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel para desinfecção e evitar o contato com indivíduos doentes reduzem as chances de contaminação pelo vírus da bronquiolite. Buscar evitar ambientes fechados, exposição ao cigarro e poluição em geral também são fatores importante para evitar a doença.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias