plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Sente falta de foco e concentração? Pode ser apneia do sono

Caracterizada por paradas respiratórias durante o sono, a apneia apresenta sintomas que devem ser investigados pelo médico a fundo, pois a doença pode agravar a obesidade, hipertensão e diabetes, além de poder levar ao óbito. Decorrente da diminuição no e

Caracterizada por paradas respiratórias durante o sono, a apneia apresenta sintomas que devem ser investigados pelo médico a fundo, pois a doença pode agravar a obesidade, hipertensão e diabetes, além de poder levar ao óbito. Decorrente da diminuição no espaço da faringe (tubo o qual entra o ar), a apneia afeta hoje quase um bilhão de pessoas em todo o mundo.

“Depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã são outros sintomas da apneia, que pode levar ao aumento do risco cardiovascular, hipertensão arterial, aumento na incidência de infarto, derrames cerebrais, arritmias cardíacas e diabetes”, conta Claudia Albertini, Fisioterapeuta Doutora em Fisiopatologia Experimental pela USP.

Entre os sintomas mais comuns da apneia estão: cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade, problemas de memória e dificuldade de concentração. A fisioterapeuta conta ainda que entre as consequências da apneia estão a queda da qualidade de vida, da produtividade e graves prejuízos no trabalho e vida social. “Os pacientes têm risco aumentado de acidentes automobilísticos. O sono superficial, fragmentado, e de má qualidade, contribui para a perda de memória e é importante fator de risco para depressão. Em alguns pacientes (particularmente importante para as crianças) a principal manifestação é irritabilidade e dificuldade para concentração”, explica a especialista.Tratamento

Felizmente, a tecnologia está a favor para o tratamento da apneia. A poligrafia é um exame simplificado que permite ao paciente diagnosticar e tratar do distúrbio diretamente de sua casa, acompanhado remotamente pelo médico especialista do sono. “Hoje em dia basta o paciente apertar um botão e o dispositivo conectado faz todo o trabalho, além de enviar dados remotamente para que o médico faça o monitoramento. Isso facilita adesão e continuidade do tratamento da apneia”, conta a fisioterapeuta.

(Com informações da ResMed)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias