plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Mulheres ganham cursos em alusão ao Oito de Março

Quem entra na sala do curso de Construção Civil do SENAI em Altamira costuma, ainda, se surpreender com a quantidade de mulheres que frequenta as aulas. Lá, elas já são maioria e aprendem os ofícios da alvenaria, pintura, hidráulica, elétrica, carpintaria

Quem entra na sala do curso de Construção Civil do SENAI em Altamira costuma, ainda, se surpreender com a quantidade de mulheres que frequenta as aulas. Lá, elas já são maioria e aprendem os ofícios da alvenaria, pintura, hidráulica, elétrica, carpintaria, ferragens, etc. Este é apenas um exemplo do crescimento da inserção da mulher em áreas tradicionalmente ocupadas por homens.

Um levantamento feito pelo SENAI Pará mostra que o somatório de mulheres matriculadas em cursos nas áreas automotiva, metalmecânica e construção civil, que sempre teve maior participação de homem, subiu de 24% para 33% no período de 2011 e 2017, havendo crescimento em todos os anos. A área de metalomecânica, por exemplo, avançou de 445 matrículas em 2011 para 1.324 no ano passado.

As colaboradoras do Sistema FIEPA que ainda não estão inseridas nestas estatísticas e desejam aprender mais sobre algumas áreas mais específicas estão tendo uma grande oportunidade. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no Dia 8 de março, o SENAI promoveu oficinas exclusivas para mulheres com ensinamentos de técnicas de direção econômica, manutenção hidráulica residencial e manutenção elétrica. A programação, com o tema “Faça você mesma”, foi realizada no hall da FIEPA, nesta quarta (07), das 9h às 17h.

Dentre os diversos assuntos abordados pelas oficinas estiveram orientações sobre economia de combustível, troca de óleo e pneus, instalações e manutenções de torneiras, chuveiros, tomadas, interruptores, lâmpadas, luminárias, disjuntores, etc. Segundo o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, a programação é uma forma de homenagear e, ao mesmo tempo, incentivar a mulher neste processo de independência.

“O Dia da Mulher vem justamente desta origem de luta, de quebras de tabus, de busca pela autossuficiência. E é isto que queremos enfatizar com esta programação, que elas continuem avançando em áreas historicamente dominadas por homens”, diz o presidente. “Estamos muito satisfeitos de poder trazer estas oficinas e possibilitar a nossas colaboradoras o que o SENAI já tem feito em todo o Pará, que é ofertar, por meio da educação profissional, mais autonomia para as mulheres”, complementa o diretor regional do SENAI, Dário Lemos.

Cursos do SESI

Ainda dentro da temática “Faça você mesma”, a programação também ofertará instruções voltadas para a área digital, da beleza, da economia e da culinária. Para quem tem interesse por algum destes temas, o SESI abrirá inscrições para os seguintes cursos: Aprenda a administrar o seu dinheiro; Melhore sua consciência corporal; Alimentação Fit e Inclusão Digital.

As aulas serão ministradas simultaneamente às dos cursos do SENAI. "As mulheres têm diversas atribuições na sua rotina, cuidados com a casa, com a família e com as demandas de trabalho. Então priorizamos atividades que trarão novos conhecimentos para beneficiar tanto a vida profissional e quanto a pessoal das participantes. Esperamos que todo o conteúdo seja muito útil a todas", destaca o superintendente do SESI Pará, José Olimpio Bastos.

(Com informações do Senai)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias