plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Alimentação inadequada e sedentarismo aumentam a obesidade

O consumo de alimentos calóricos, industrializados e processados, aliado à ausência de atividades físicas são alguns dos fatores determinantes para a obesidade, que já afeta mais de 50% da população brasileira, de acordo com recente pesquisa realizada pel

O consumo de alimentos calóricos, industrializados e processados, aliado à ausência de atividades físicas são alguns dos fatores determinantes para a obesidade, que já afeta mais de 50% da população brasileira, de acordo com recente pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no País, na última década.

Diante do cenário nacional, a endocrinologista Flávia Cunha, que atua no Hospital Jean Bitar (HJB), afirma que o excesso de peso corporal “se trata de um problema nacional e mundial”. Somente no Brasil, em 10 anos o número de obesos cresceu 60%, com prevalência em pessoas a partir dos 24 anos. O sexo masculino lidera o ranking, com 57,7%. Já no aspecto da obesidade a frequência entre os sexos é bem próxima: 19,6% homens e 18,1% mulheres. O mais preocupante, explica Flávia Cunha, é o aumento da doença, porque impacta diretamente no crescimento de doenças associadas, como diabetes e hipertensão.

A manicure Daniela Souza, 32 anos, sentiu esses problemas na pele há quase três anos, quando iniciou o tratamento no Hospital Jean Bitar para realização de cirurgia bariátrica. Nascida em Santa Bárbara do Pará (Região Metropolitana de Belém), ela chegou a pesar 178 quilos, desenvolveu diabetes e hipertensão, teve dificuldade para dormir, dores nas articulações e muito desconforto causado pela obesidade. Hoje, ela pesa 80 quilos e não precisa mais tomar os remédios diários para tratar as doenças associadas.

Agora, Daniela aguarda a cirurgia plástica reparadora nos braços, seios e abdômen. "Desde o início do tratamento sempre fui muito bem tratada por toda a equipe, desde a higienização até os médicos que me atendem”, conta a usuária.

No HJB, a realidade é inversa à da pesquisa nacional: cerca de 70% dos usuários em atendimento ambulatorial são do sexo feminino. “No hospital, como em todo atendimento de saúde, os homens procuram menos o médico, fazendo com que o cenário da unidade seja mais feminino”, observa a especialista.

Isso reflete o hábito alimentar do belenense, que consome basicamente carboidrato, principalmente farinha, pão e massas em geral. “O paraense consome em excesso esse tipo de alimentação e poucos alimentos saudáveis. O grau de inatividade física da população também é muito grande”, aponta a médica.

Flávia Cunha reconhece as dificuldades de quem vive nas grandes capitais em manter uma dieta balanceada. “É difícil resistir às comidas mais rápidas dos fast foods”, ressalta a especialista, alertando para a necessidade de optar por uma alimentação rica em proteínas, legumes, fibras e frutas.

Segundo ela, a prevalência de obesidade na capital é maior que na zona rural, onde há maior consumo de alimentos naturais e mais atividade física.

Sobre a efetividade dos resultados pesquisados pela Vigitel, a endocrinologista informa que a pesquisa é feita por meio de telefonemas, sem aferição de peso e altura. Esses dados são informados durante a ligação. “Dessa forma, serve como um panorama nacional e também para ver a evolução da população, mas não um dado pontual que representa que mais da metade da população de Belém esteja obesa”, acrescenta.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias