plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Conheça as dicas para uma boa amamentação

Muitas mulheres têm dúvida sobre a amamentação, principalmente se for uma mamãe de primeira viagem. É importante lembrar que o preparo para amamentação inicia já no pré-natal. As grávidas devem receber orientação de como preparar as mamas e os mamilos par

Muitas mulheres têm dúvida sobre a amamentação, principalmente se for uma mamãe de primeira viagem. É importante lembrar que o preparo para amamentação inicia já no pré-natal. As grávidas devem receber orientação de como preparar as mamas e os mamilos para que, logo após do nascimento do bebê, ele possa mamar de forma adequada e efetiva.

Umas das principais orientações é que a mãe esteja livre para amamentar, sem pressa. O estresse, angústia e preocupações são passados para o bebê. Cada mãe sabe seu tempo de amamentar, até porque muitas delas já voltam ao trabalho antes de completar os seis meses do filho. É recomendado amamentar sempre que o bebê quiser.

Alimentação

O leite é também formado por todos os alimentos que a mamãe come. Não exagerar no consumo de leite de vaca ou derivados (não exceder 1L/dia). As mulheres devem minimizar a quantidade de alimentos crus na dieta diária, devendo consistir em 70% a 80% de alimentos cozidos e apenas 20% a 30% de alimentos crus, dando preferência a cozidos, grelhados, assados e frutas cozidas. É importante realizar uma dieta simples e diversificada, rica em ovos, carne, peixe, cereais e saladas de alface e/ou cenoura. Ingerir bastantes líquidos tais como: água, chá de cidreira, camomila e hortelã.

Posição do bebê

O êxito da amamentação depende mais da posição em que o bebê é colocado em relação à mama do que do formato do mamilo. Para dar de mamar corretamente, o bebê tem que sugar a mama (mamilo e parte da auréola) e não só o mamilo. Afastar as narinas do bebê do peito da mãe, deixando-o livre para respirar.

Pode dar água?

Quando a mãe amamenta corretamente seu filho, não há necessidade de dar água a ele, pois o leite contém além das proteínas, vitaminas e sais minerais, água suficiente para eliminar a sede. Depois de 6 meses, quando se adiciona outros alimentos, será necessário também incluir água a depender da vontade do bebê.

Cuidados com a mama

Caso apresente feridas leves das mamas ou fissuras e usar alguma pomada para seu tratamento, lavar as mamas com água fria antes das mamadas, porém evite passar pomadas e ingerir medicamentos. As mamães não devem ficar na dúvida, por isso, conte sempre com acompanhamento do seu médico.

(Com informações do Hapvida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias