plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ELAS

Boca aberta e sinusite podem ser sinais de adenoide

A tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide, cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo, que fica localizado bem no fundo do nariz, na parte mais interna, quase no centro da face, no ponto de encontro entre

A tonsila faríngea, conhecida também como adenoide, é um tecido linfoide, cuja função está relacionada ao sistema de defesa do organismo, que fica localizado bem no fundo do nariz, na parte mais interna, quase no centro da face, no ponto de encontro entre nariz e ouvidos.

Os principais sintomas que sinalizam a presença de adenoide são roncos, apneia, adenoidites, otites, faringites, sinusites, hipodesenvolvimento do terço médio da face, voz anasalada, obstrução nasal, diminuição da acuidade auditiva.

A síndrome do respirador bucal (aquela criança que vive sempre de boca aberta) também é um sintoma e ocorre em 13% das crianças, dentre estas, 80% apresentam hipertrofia de adenoide.

A hipertrofia ou hiperplasia de adenoide (aumento do volume e da massa tecidual) surge na 1ª infância, com tendência hereditária. Em geral é decorrente de infecções de repetição da adenoide, as chamadas adenoidites. “O tecido reage às infecções crescendo e aumentando o número de células, tudo isso para incrementar a imunidade do pequeno. As repercussões clínicas só ocorrem quando há inflamações e infecções recorrentes e ou o aumento excessivo do tamanho do tecido, explica a Dra. Jeanne Oiticica, médica otorrinolaringologista e Chefe do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Uma das recomendações de tratamento é a cirurgia para retirada da adenoide, porém, consensos apontam que não seja realizada antes dos dois anos de idade pelo risco de recidiva do problema.

“É preciso avaliar os benefícios que a cirurgia pode trazer. Se indicada, deve ser feita entre os 3 e 6 anos, já que após os seis anos de idade a adenoide tende a atrofiar e regredir, pois o seu papel na imunidade começa a decair dos 4 a 6 anos, a medula óssea amadurece e assume boa parte da função imunológica”, detalha a especialista.

Abaixo a Dra. Jeanne passa algumas dicas aos pais para que percebam os sinais de adenoide:

• Crianças com infecções de ouvidos, nariz e garganta de repetição ou recorrentes devem sempre passar por consulta com o Otorrinolaringologista.
• Da mesma forma aquelas que roncam ou sofrem pausas respiratórias durante o sono.
• Fique atento se a criança está sempre de boca aberta.
• Voz anasalada, obstrução nasal, sono agitado e despertares frequentes durante o sono podem ser sinais também.
• Déficit ponderal, atraso de crescimento e baixo rendimento escolar dos 2 aos 6 anos de idade, por não escutarem bem, são alertas para procurar o médico otorrinolaringologista.

(Com informações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias