plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Os 10 fatores que impedem a mulher de chegar ao orgasmo

Um estudo chamado Mosaico 2.0, que mapeou o comportamento sexual dos brasileiros, 55% das mulheres ainda enfrentam dificuldades de atingir o orgasmo. E a maior parte dos obstáculos para chegar ao ápice do prazer feminino são psicológicos, segundo a psi

Um estudo chamado Mosaico 2.0, que mapeou o comportamento sexual dos brasileiros, 55% das mulheres ainda enfrentam dificuldades de atingir o orgasmo. E a maior parte dos obstáculos para chegar ao ápice do prazer feminino são psicológicos, segundo a psiquiatra Carmita Abdo, do Programa de Estudos em Sexualidade da USP.

Veja uma lista dos 10 fatores mais comuns que impedem as mulheres a alcançar o orgasmo, e saiba como contorná-los.

1) Acreditar que o orgasmo depende apenas da penetração

A psiquiatra Carmita Abdo afirma que só um 1/3 das mulheres chega a orgasmo com penetração. Outro 1/3 o alcança por meio do clitóris e o restante nem consegue atingi-lo. Quem faz parte do último grupo, deve, segundo a especialista, considerar três razões primordiais: falta de repertório sexual, penetração precoce e descuido nas preliminares –parte fundamental do processo.

2) Preocupação em excesso

Entrar no sexo muito preocupada em ter orgasmo, prejudica. “Ele é só a terceira fase do ciclo de resposta sexual. Antes, tem o desejo e excitação”, conta a psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira, de Campinas.

Se as duas primeiras etapas não forem bem executadas e curtidas, haverá prejuízo na resposta final, quando corpo e mente precisam entrar em repouso.”, continua Priscila.

3) Obrigação do ritual

Transar não é como um jogo de tabuleiro cheio de estratégias a serem cumpridas. Se a interação for mecânica e marcada por exigências, o orgasmo certamente ficará comprometido. Relaxar é a exigência número um para gozar. Deixe as regras para outras ocasiões.

4) Desconhecimento do próprio corpo

Cada corpo tem seu próprio mapa do prazer. E a melhor forma de descobri-lo é experimentando. Para Priscila, é fundamental conhecer suas zonas erógenas. Descubra o que lhe excita e crie suas fantasias. Esse conjunto de fatores dá autonomia, tira a responsabilidade do parceiro e, consequentemente, aumenta a excitação --prato cheio para o orgasmo. Toque seu corpo, explore a vulva e use brinquedinhos eróticos.

5) Aversão à masturbação

Ainda segundo dados da Mosaico 2.0, 40% das mulheres brasileiras não têm o hábito de se masturbar. Carmita conta que, até os anos 1970, a masturbação era considerada suja e doentia. O que os especialistas fazem questão de reforçar é que é uma prática extremamente saudável para a vida sexual e a primeira etapa do prazer, antes da descoberta com o parceiro.

6) Baixa autoestima e insegurança

A insatisfação com o próprio corpo ainda é um empecilho para se entregar ao prazer sexual. Por se acharem feias, fora de forma e até sujas, mulheres deixam a baixa autoestima afetar a performance.

E aí não há como se sentir confortável com as carícias. Mais do que genital, o orgasmo é uma questão emocional. Procure ajuda!

7) Depressão

Carmita destaca que a condição depressiva anula o entusiasmo, desejo, agilidade sexual e ritmo. E antidepressivos potencializam esse efeito, já que atuam diretamente no retardo da libido.

Parar de tomá-los sem que a doença tenha sido curada não é o caminho. O ideal é focar no tratamento para que, ao final, o orgasmo naturalmente chegue. Uma etapa de cada vez!

8) Ansiedade

Se o relaxamento é o potencializador do orgasmo, uma pessoa ansiosa terá dificuldade de gozar. Preocupação com o ato, pressão para dar prazer ao outro, medo de decepcionar, desconforto e falta de intimidade são alguns agravantes da ansiedade na hora do sexo. Se a situação é recorrente, procure ajuda de um especialista.

9) Cansaço e rotina

Colocar o sexo na lista de tarefas obrigatórias, assim como tratá-lo como última atividade do dia depois de uma rotina cansativa de trabalho, detona o estímulo ao orgasmo. Se transar for só uma tarefa a mais da sua agenda diária, repense. Ele certamente não te levará ao clímax.

10) Traumas sexuais

Mulheres que já foram vítimas de violência, abuso e assédio podem sofrer com a inibição da sexualidade de forma geral. E isso naturalmente comprometerá o orgasmo.

“Em alguns casos, elas não chegaram necessariamente a se darem conta da agressão no momento em que ela aconteceu, mas carregam lembranças inconscientes que interferem no prazer”, explica Carmita.

Nesses casos, é imprescindível o acompanhamento psicológico para superar traumas e voltar a ter uma vida sexual satisfatória.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias