plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Descubra por que a fome muda o humor

Você sente fome e começa a ficar irritado, sem paciência e só consegue pensar em comida. Identificou-se com o quadro? Pois é, a fome realmente nos deixa menos racionais e mais emocionais, conforme já foi provado em um estudo realizado em 2014 e publicado

Você sente fome e começa a ficar irritado, sem paciência e só consegue pensar em comida. Identificou-se com o quadro? Pois é, a fome realmente nos deixa menos racionais e mais emocionais, conforme já foi provado em um estudo realizado em 2014 e publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, que concluiu que quanto menores eram os níveis de glicose no sangue, maior era a irritação e raiva dos voluntários. As dietas restritivas são outro gatilho para ficar com muito mau humor e irritação. Mas por quê? Segundo o Clique Ciência, do UOL, a culpa é da queda nos níveis de glicose no sangue, a chamada hipoglicemia.

"A hipoglicemia leva à liberação de hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol e a adrenalina", comenta o endocrinologista Márcio Mancini. Comportamentos mais agressivos também podem surgir devido a liberação do neuropeptídeo Y (NPY), um potente estimulador do apetite.

A explicação para o comportamento de raiva pode estar nos nossos antepassados e na evolução. No período primitivo, encontrar alimento era uma tarefa difícil e muitas vezes era preciso brigar e lutar pela comida. Por esta razão, o corpo precisava de uma 'injeção' de cortisol e adrenalina para saír à caça. "A agressividade para um caçador pode ter sido fundamental para sua sobrevivência", afirma o endocrinologista Márcio Mancini.

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias