plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Tempo seco pode causar sangramento nasal

Mais comum na infância, o sangramento nasal ocorre em cerca de 30% das crianças menores de 5 anos e em torno de 60% na faixa etária entre 6 a 10 anos. As três causas mais frequentes são cutucar o nariz, o ressecamento da mucosa nasal e corpos estranhos na

Mais comum na infância, o sangramento nasal ocorre em cerca de 30% das crianças menores de 5 anos e em torno de 60% na faixa etária entre 6 a 10 anos. As três causas mais frequentes são cutucar o nariz, o ressecamento da mucosa nasal e corpos estranhos nasais.

Mas há outros motivos que podem levar ao sangramento do nariz, incluindo trauma nasal, rinite, sinusite, resfriados, gripes, pólipos, calor excessivo ou exposição prolongada ao sol, deficiências vitamínicas, baixa de plaquetas (células do sangue importantes na coagulação), medicamentos (uso de anti-inflamatórios como o ácido acetil salicílico e ou derivados), leucemia, tumores, uso de drogas, hormonal, no pós-operatório de cirurgias nasais.

A médica otorrinolaringologista Jeanne Oiticica alerta que a hipertensão arterial sistêmica pode também estar relacionada com o sangramento nasal, assim como os distúrbios nos fatores de coagulação (hereditários ou não).

As crises costumam aumentar no verão pelo calor excessivo e dilatação dos vasos sanguíneos; e ainda no clima seco e de baixa umidade do ar pelo ressecamento da mucosa nasal.

Veja as dicas para estancar o sangramento:

- A criança deve ficar sentada ou de pé, com a cabeça levemente inclinada para frente, para não correr o risco de engolir o sangue ou engasgar com o mesmo. - Pressionar a parte mole do nariz com o dedo polegar e indicador por 10 minutos, caso não resolva...

- Gelo local e se não parar...

- Descongestionante nasal tópico e local.

Tratamento

Caso as dicas citadas acima não estanquem o sangramento, é indicado levar a criança ao pronto atendimento. “O médico tomará as devidas providências para conter o sangramento, que podem incluir tamponamento nasal anterior e ou posterior, em casos extremos ligadura arterial por meio de procedimento cirúrgico, e até mesmo reposição volêmica com soro e ou bolsa de sangue. O especialista otorrinolaringologista deve sempre ser procurado em caso de sangramentos frequentes, recorrentes ou prolongados”, explica a especialista.

(Com informações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias