plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Exposição à luz artificial aumenta em 14% risco de câncer de mama, aponta estudo

Deixar as luzes acesas durante a noite pode não aumenta apenas o valor da conta de energia. Pelo menos é que diz uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Os estudos indicam que tal comportamento aumenta em 14% o r

Deixar as luzes acesas durante a noite pode não aumenta apenas o valor da conta de energia. Pelo menos é que diz uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Os estudos indicam que tal comportamento aumenta em 14% o risco de câncer de mama em mulheres.

O estudo avaliou quase 110 mil mulheres entre 1989 e 2013. Os experts observaram que as voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas ao câncer de mama em comparação às demais participantes.

Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram incluídos no levantamento para descartar eventuais confusões nos resultados.

A principal explicação para essa conclusão é o fato de que a exposição crônica à luz artificial confunde o relógio biológico. Como consequência, alteraria o nível e o funcionamento de estrogênio e progesterona — os hormônios sexuais femininos. E sabe-se que essas substâncias, em excesso, estão ligadas a tumores femininos.

(Com informações de revista Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias