plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Plástica da gengiva contribui para sorriso seguro e perfeito

Em busca pelo sorriso harmônico e bonito, a procura por clínicas especializadas em estética dental atrai cada vez mais pacientes para consultórios odontológicos. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), entr

Em busca pelo sorriso harmônico e bonito, a procura por clínicas especializadas em estética dental atrai cada vez mais pacientes para consultórios odontológicos. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), entre 2014 e 2017, houve um aumento de 300% na busca por tratamentos de lentes de contato dental, nas principais regiões do Brasil. Atualmente, o Brasil é considerado o segundo país que mais investe na odontologia estética no mundo.

Um dos maiores avanços da odontologia nos últimos tempos tem sido a cirurgia plástica gengival, procedimento utilizado para a correção da forma e posicionamento das gengivas. “Fazer o contorno gengival, por meio de cirurgia pode ser um fator decisivo para resolver situações de desalinhamento e mal posicionamento das gengivas, e assim, é possível harmonizar os lábios, dentes e sorriso”, revela a cirurgiã dentista Paula Karam.

Diversos tipos de correções na gengiva podem ser feitos através da cirurgia plástica gengival entre elas a sorriso gengival alto, equalização das alturas, remoção de gengiva com machas ou melanoses, diminuição entre os espaços dos dentes - diastemas. Além disso, procedimentos estéticos dentários como a aplicação de lentes de contato ou facetas em porcelana estão diretamente relacionados com o desenho da gengiva e lábios.

“As cirurgias plásticas gengivais proporcionam um resultado diferenciado quando indicado como complemento de um outro tipo de tratamento estético, exatamente por trabalhar correções individualizadas em benefício da bela e naturalidade do sorriso”, frisa a especialista.

Diagnóstico e procedimento

O primeiro passo é a realização de uma anamnese detalhada, onde será possível saber a etiologia e, aí sim, planejar o melhor tratamento. Após anamnese feita, fazemos uma avaliação clínica e, se necessário for, solicitamos exames radiográficos, como, por exemplo, raio x e tomografia da face para completar o diagnóstico.

O procedimento depende do diagnóstico, e poderá ser feito de forma cirúrgica, onde o especialista aplica uma anestesia local em mucosa oral e, com o uso do bisturi, remove o excesso da gengiva, corrigindo até mesmo gengiva torta. E, em alguns casos, quando for gengiva aumentada, também será necessário reposicionar o osso.

Existem casos em que é utilizado a toxina botulínica. O procedimento é minimamente invasivo, e não é aplicada anestesia. A toxina é injetada dentro do músculo responsável pela elevação do sorriso. No pós-operatório, o paciente não terá curativos externos – em casos de pontos, os mesmos serão absorvíveis.

A cirurgiã dentista explica ainda, que, o tratamento com aplicação da toxina botulínica é temporário, podendo durar entre três e seis meses, porém, a reaplicação não deve acontecer antes dos seis meses. “Este tipo de procedimento é um paliativo. Depois de um certo período, ocorre um retorno da função neuromuscular, ou seja, a assimetria ficará evidente de novo”.

Para o pós-operatório, a especialista recomenda alimentos pastosos e de fácil mastigação na primeira semana. Aconselha ao paciente, também, não praticar atividades físicas durante uma semana e evitar exposição ao sol nos primeiros 5 dias.

(Com informações da CISE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias