plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Tosse é um sintoma que não deve ser ignorado

Desde uma leve gripe, passando por um problema respiratório como asma, pneumonia ou processo alérgico, até refluxo e efeitos colaterais a medicamentos. A tosse é um quadro que pode ter diversas causas. As citadas acimas são apenas algumas da extensa lista

Desde uma leve gripe, passando por um problema respiratório como asma, pneumonia ou processo alérgico, até refluxo e efeitos colaterais a medicamentos. A tosse é um quadro que pode ter diversas causas. As citadas acimas são apenas algumas da extensa lista de agentes causadores da tosse. Seja ela acompanhada de secreção ou seca, é importante que o paciente fique atento.

"A tosse é um sintoma que conta que alguma coisa não está ocorrendo bem com o nosso organismo, principalmente na parte respiratória", afirma o otorrino Eduardo Yunes, do Hapvida Saúde.

Para ele, a primeira atitude do paciente é evitar a automedicação. "Se começar a tossir, é importante identificar o que está acontecendo. Se for um quadro que esteja incomodando muito, que não dá para esperar pelo atendimento médico habitual, é importante procurar a emergência", completa. Na emergência, um clínico geral ou um pediatra (em casos de tosses em crianças) podem fazer esse primeiro atendimento.

Após o alívio do incômodo, três especialidades podem fazer o acompanhamento do caso e identificar a causa da tosse: otorrinolaringologista, pneumologista ou alergologista.

VENTOS x TOSSE

Em Fortaleza, na época dos ventos fortes (nos meses de agosto, setembro e outubro) também é percebido o aumento dos casos de tosses. Para Yunes, o evento tem relação. “Essa época do ano, em que temos mais ventos, tende a gerar uma tosse mais específica relacionada à parte alérgica. Isso porque os ventos trazem mais poeira. É comum que as pessoas sentirem a garganta raspando mais, coçando, irritando, tendo mais pigarro”, afirma.

PREVENÇÃO

Para evitar a piora dos sintomas, o otorrino do Hapvida informa que é importante se manter longe dos agentes causadores. “Evite contato com poeira, mudança bruscas de temperatura, cheiros fortes como cloro, produtos de limpeza e perfume, além da fumaça de cigarro”.

Crianças e pessoas com mais de 70 anos tendem a sofrer mais com os sintomas, segundo Eduardo.

PROCURAR O MÉDICO

Yunes reforça que ao perceber que os sintomas de tosse estão persistentes, é importante procurar o médico. “Como a tosse pode ser causada por diversos fatores, é de extrema importância que o paciente procure o médico”, afirma.

“Por mais simples que seja, mesmo que não esteja incomodando tanto, mas a tosse pode ser o indício de que algo mais sério está por vir e quanto mais cedo tratado, maiores são as chances de cura”, completa.

Segundo o médico, alguns fatores que podem provocar a tosse são: processo alérgico, refluxo (principalmente a tosse seca noturna), asma, bronquite, processo de faringite alérgica, processo infeccioso como pneumonia, sinusite, doenças que precisam de antibiótico e que podem complicar se não forem tratadas corretamente.

(Com informações do Hapvida Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias