plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Açafrão da terra (cúrcuma): benefícios e como usar no dia a dia

Origem: há registros do uso da cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo. A erva é um dos ingredientes mais importantes do cur

Origem: há registros do uso da cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo.

A erva é um dos ingredientes mais importantes do curry e base da culinária indiana e do Oriente Médio. No Brasil, é bastante apreciada na região Centro-Oeste e no estado de Minas Gerais.

Forma de uso: pode-se usar o rizoma (uma espécie de raiz) da planta fresco, que tem sabor mais acentuado, ou seco em pó. Como seu paladar é dominante, maneire na quantidade para não ofuscar outros ingredientes.

Com o que combina: picante, a cúrcuma intensifica o sabor de molhos, carne vermelha, frango, peixes, vários tipos de arroz, sopas e legumes e verduras cozidos.

Com o que não combina: mantenha o açafrão longe dos doces. E, em receitas de sabor mais leve, coloque no máximo uma pitadinha, dependendo de suas preferências.

Benefícios nutricionais: os componentes que dão sua tonalidade marcante, as curcuminas, têm potencial antioxidante e anti-inflamatório. Essa característica fez com que a erva fosse inclusive testada para o tratamento de osteoporose e outras inflamações nas juntas em um estudo do Centro Médico da Universidade de Maryland (Estados Unidos). Não é que ela substitui os remédios — mas talvez sirva como um complemento.

Como plantar: a muda se adapta a vasos ou jardim. Escolha um local que receba bastante luz do sol e prepare um solo argiloso e bem adubado. A rega não deve ser excessiva para não apodrecer as raízes, bem próximas dos rizomas. Colha quando as folhas secarem.

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

Fonte: Saúde Abril

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias