plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Saiba o que é o glaucoma e como prevenir

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo responsavél pela visão, normalmente associada à pressão alta no olho. Na maior parte dos casos, esse nervo é lesionado quando a pressão do líquido na parte anterior do olho aumenta. No entanto, a lesão ocular rela

O glaucoma é uma doença que afeta o nervo responsavél pela visão, normalmente associada à pressão alta no olho. Na maior parte dos casos, esse nervo é lesionado quando a pressão do líquido na parte anterior do olho aumenta. No entanto, a lesão ocular relacionada com o glaucoma pode ocorrer mesmo quando a pressão do líquido é normal.

Há dois tipos comuns de glaucomas, o glaucoma de ângulo aberto primário, quando o líquido circula livremente no olho e a pressão tende a subir lentamente ao longo do tempo; e uma forma menos frequente da doença, denominadaglaucoma agudo ou de ângulo fechado, no qual a pressão aumenta rapidamente porque o fluxo normal de líquido dentro do olho fica bloqueado.

Segundo o médico oftalmologista Eduardo Mariotonni, outras formas mais raras da doença podem estar relacionadas com defeitos oculares que se desenvolvem antes do nascimento, o chamado glaucoma congênito ou com lesões oculares, tumores do olho ou problemas como o diabetes. Em alguns casos, o uso frequente de medicamentos como corticosteroides podem desencadear o glaucoma.

“O exame de rotina é importante, pois a maioria dos pacientes com glaucoma não sente nada até que a doença esteja avançada. Quando o médico descobre no início, antes de o paciente ter qualquer sintoma, o tratamento é mais fácil e com mais chance de dar certo.", afirmou o oftalmologista. A visão perdida por causa do glaucoma não pode ser recuperada, mas a doença pode ser controlada, diminuindo a pressão do olho com uso de medicamentos.

O glaucoma tem mais chance de acontecer em pacientes idosos e em pessoas que têm algum parente com glaucoma, principalmente pai, mãe e irmãos. Por isso, é importante ir a uma consulta de rotina com um oftalomologista após os 40 anos, mesmo que a pessoa não use óculos.

O tratamento da doença pode ser feito com colírios, laser e cirurgia, dependendo do caso. O objetivo de todas essas alternativas é diminuir a pressão e não deixar o glaucoma causar mais dano a visão.

Conheça os sintomas:

•Glaucoma de ângulo aberto: a perda da visão é indolor e ocorre de forma tão gradual que a maior parte das pessoas não tem consciência do problema até que tenha ocorrido uma lesão substancial. A visão periférica (nas bordas) é geralmente perdida em primeiro lugar, especialmente o campo visual próximo do nariz. À medida que áreas maiores da visão periférica se perdem, a pessoa pode desenvolver uma visão em túnel ― uma visão que se estreitou tanto que a pessoa só consegue ver o que se encontra imediatamente à sua frente, como se estivesse olhando através de um túnel. Se o glaucoma não for tratado, mesmo essa visão estreita desaparece, conduzindo à cegueira. Uma vez desaparecidas, as áreas de visão perdidas não podem ser recuperadas.

•Glaucoma agudo (glaucoma de ângulo fechado): os sintomas ocorrem subitamente e podem incluir visão turva, dor e vermelhidão ocular, dores de cabeça intensas, halos em redor das luzes à noite, uma névoa na córnea (a parte anterior transparente do olho, à frente da pupila), náuseas e vômitos, bem como fraqueza extrema.

(Com informações do dr.consulta)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias