plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Novidades para aguçar o paladar

Chefs ajudam a renovar o menu de três espaços em Belém: Mazza Fresh, Gotazkaen e Sushi Ruy Barbosa.O primeiro a por as novidades na mesa foi o Gotazkaen. Em seu novo endereço (Rua Caetano Rufino, 84), em frente à Igreja da Trindade, no bairro da Campina,

Chefs ajudam a renovar o menu de três espaços em Belém: Mazza Fresh, Gotazkaen e Sushi Ruy Barbosa.O primeiro a por as novidades na mesa foi o Gotazkaen. Em seu novo endereço (Rua Caetano Rufino, 84), em frente à Igreja da Trindade, no bairro da Campina, em Belém, eles já vinham apostando na ideia de ser também uma hamburgueria, mas com produtos terceirizados. Agora, a casa abre sua cozinha e cardápio próprios. São três hambúrgueres inspirados em ingredientes locais, criados pelo chef Paulo Yoller (Mets/SP), e um quarto, criado por ele em parceria com a chef Sophia Rodrigues, que hoje comanda a cozinha do Gotazkaen.

“Desde o Nine (antiga hamburgueria de Belém) a gente não via hambúrguer com ingredientes regionais”, diz Daniel Zuil, proprietário do Gotazkaen. Com a consultoria de Paulo Yoller, que já tinha vindo a Belém para pesquisar ingredientes locais, foram criados, então, sanduíces como o “Pai D’egua”, com pão brioche, blend da casa, ketchup de cupuaçu, vinagrete de tucupi e farinha d’agua. “Tudo numa cara jovem, bem apresentado em pratos, um monumento para olhar e ficar admirado do que está vendo”, garante Sophia.

Com o chef convidado, ela criou o “Treme-Terra” – uma referência ao Tupinambá, aparelhagem de Belém – feito no pão brioche, com blend da casa, queijo do marajó, cebola caramelizada na cachaça de jambu e crispy de jambu crocante. “O crispy de jambu são as folhas do jambu bem crocantes. Fica bem bonito, bem verde. É o carro-chefe da casa”, destaca a chef. Para completar o cardápio, “Mangueira” e “Di Rocha”, ambos com ingredientes regionais como manga, maionese com chicória e ketchup de jambu.

Barriga de porco defumada com creme de castanha-do-Pará e chutney de abacaxi Sushi Rui Barbosa. (Foto: divulgação)

Um novo toque de chef Nao

Na cozinha do Sushi Ruy Barbosa (Trav. Rui Barbosa, 1816), dos empresários Paulo Vitor Braga e Leopoldo Couceiro, os novos pratos também começam a ganhar espaço na preferência dos clientes. Todos são assinados pelo chef Nao Hara (Japa B./RJ), um dos mais bem-sucedidos chefs da nova geração, conhecido por consolidar e revolucionar a culinária japonesa no Brasil. “Ele renova nosso cardápio uma vez por ano, tanto da cozinha como do sushi. Por isso, ele também já costuma saber o que queremos, o que pode agradar aos nossos clientes”, destaca a gerente Jaqueline Carrera.

As novidades foram implantadas há cerca de três semanas. Desde então, o prato com maior saída tem sido o “Paillard recheado de provolone com arroz cremoso de cogumelos”. Mas outros pratos também costumam ter uma pitada de Pará e fazer sucesso. É o caso da “Barriga de porco defumada”, que vem acompanhada de creme de castanha-do-Pará e chutney de abacaxi, uma mistura deliciosa. Entre os novos sushis, se manteve a tendência dos ingredientes locais como o jambu.

Hambúrguer criado por Paulo Yoller para o Gotazkaen. (Foto: divulgação)

Cozinha mais leve no Mazza

O gastrônomo Américo Barata, a partir de agora, está na linha de frente da cozinha do Mazza Fresh Italian (Trav. Almirante Wandenkolk, 260) e finalizou esta semana um cardápio novo, com sabores exclusivos. “O restaurante valoriza a produção de pratos da alta gastronomia”, afirma o proprietário Thiago Azancot. Tudo o que foi criado passou por mudanças pontuais ao longo deste mês. “Como os pratos são inovadores em sabores, é importante que a equipe esteja bem alinhada”, destaca Américo.

Serão 35 deliciosas opções de pratos. Com a renovação, o chef destaca que deu preferência a uma culinária mais leve, incluindo saladas e alimentos cozidos a vapor, além de antepastos e frios. Mesmo nos pratos principais, como o seu famoso bacalhau, ele destaca que “as receitas contemplam harmonizações, valorizam os ingredientes típicos da culinária local, e também preservam uma linha mais saudável, inclusive, no modo de preparo”.

(Lais Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias