plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Novos remédios para espondilite anquilosante

A espondilite é uma enfermidade inflamatória que atinge as articulações do corpo, principalmente a coluna e bacia. Ela costuma acometer homens jovens, entre 20 e 40 anos de idade, e pode se tornar extremamente incapacitante se não for diagnosticada cedo.

A espondilite é uma enfermidade inflamatória que atinge as articulações do corpo, principalmente a coluna e bacia. Ela costuma acometer homens jovens, entre 20 e 40 anos de idade, e pode se tornar extremamente incapacitante se não for diagnosticada cedo. “Essa disfunção é pouco percebida pelos médicos, o que é preocupante, já que, em estágio avançado, o portador sofre uma calcificação na coluna. Com isso, não consegue girar o pescoço nem esticar. Fica rígido e com muitas dores”, explica o reumatologista Marcelo Pinheiro, da Universidade Federal de São Paulo.

Mas o cenário hoje já está bem melhor do que há quase duas décadas. É que no começo dos anos 2000 surgiram alguns medicamentos biológicos para o manejo da doença: “Se eles forem utilizados até cinco anos depois do diagnóstico, há grandes chances de o paciente levar uma vida completamente normal”, diz o médico.

Atualmente, os principais tratamentos atuam bloqueando uma via de inflamação do corpo, o fator de necrose tumoral, que é especialmente aumentado em pessoas com espondilite. Esses fármacos são eficientes em 80% dos casos, mas, como efeito colateral, podem aumentar o risco de tuberculose.

Agora, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), vai solicitar que novos remédios sejam integrados ao sistema público de saúde. Estamos falando do ecuquinumabe e do certolizumabe pegol. Eles funcionam bloqueando um outro meio de inflamação do corpo – e oferecem algumas vantagens extras. A primeira delas é que os outros 20% dos pacientes também podem se beneficiar. Além deles, existem aqueles que, com o tempo, param de responder à terapia convencional, que vai perdendo eficácia ao longo do tempo. Por último, a novidade não aumenta a probabilidade de encarar uma tuberculose.

Mas tomar remédio não é a única medida contra a espondilite anquilosante. “Fazer exercícios é essencial para combater a rigidez. E não fumar, já que os fumantes respondem menos ao tratamento”, indica Marcelo Pinheiro.

Fonte: Saúde Abril

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias