plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Conheça dez técnicas pra detectar mentiras

Você certamente já desconfiou do que alguém falou para você. E, certamente, você também já mentiu sobre algo, seja de uma forma pequena, com apenas uma informação modificada até mesmo uma de forma dissimulada. O problema, no entanto, começa a aparecer qu

Você certamente já desconfiou do que alguém falou para você. E, certamente, você também já mentiu sobre algo, seja de uma forma pequena, com apenas uma informação modificada até mesmo uma de forma dissimulada.

O problema, no entanto, começa a aparecer quando o indivíduo se torna "profissional" nesse quesito e passa a usar as mentiras como um meio de vida e para se safar da lei. A polícia em todo o mundo, aliás, já desenvolveu técnicas incríveis que ajudam a identificar quando um interrogado, por exemplo, está contando uma mentira.

Confira abaixo dez técnicas policiais para detectar mentiras. Elas não são infalíveis, mas podem ajudar você:

1. Desviar o olhar

Os policiais afirmam que quando a pessoa está mentindo, ela tem uma dificuldade enorme de manter o contato visual com seu interlocutor.

2. Olhar fixamente

Em outros caso, como o desconforto da mentira continua, ela acaba não agindo naturalmente e o olhar fixo demais em alguém ou em alguma coisa também acaba sendo um indicador de inverdades.

3. Piscar demais

Piscadas longas e mais frequentes que o normal. Esse também costuma ser um sinal de mentira, já que se trata de uma espécie de negação corporal ao que está sendo dito.

4. Voz inconstante

Se o tom de voz da pessoa estiver variando o tempo todo, fique atento porque ela pode estar mentindo. Normalmente quando isso acontece a voz também tende a ficar trêmula e falta fluidez. Além disso, é comum a pessoa começar a falar “para dentro”.

5. Mãos agitadas

Além de deixar mãos e pés gelados e trêmulos, contar uma mentira também pode deixar as mãos agitadas, naquele estilo “não sei o que fazer com as mãos”

6. Pele enrubescida

Por causa do nervosismo, a pessoa pode ficar um pouco mais pálida que o normal ou mesmo apresentar uma aparência mais vermelha no rosto. Suar muito também pode ser um mau sinal.

7. Fala desconexa

Falar demais, dar muitas explicações não pedidas ou demorar demais a chegar ao ponto crucial da conversa é um dos pontos mais marcantes de que uma mentira está sendo elaborada/contada.

8. Pausas indesejáveis

Sabe aquela impressão de que o estoque de palavras da pessoa acabou no meio da conversa? É assim que funciona quando alguém está mentindo. A conversa vai fluindo bem até chegar a um ponto em que a pessoa para, porque já não sabe mais o que falar, fazendo pausas desconsertantes e indesejáveis.

9. Mãos no bolso

Além de ser um sinal de desconforto, segundo as técnicas policiais colocar a mão no bolso é sinal (inconsciente, claro), de que a pessoa quer esconder algo e está se fechando para dar ou receber informações. Ao contrário disso, alguém contando uma história com as palmas das mãos abertas e voltadas para cima costuma ser um sinal de história verdadeira, uma vez que esse gesto indica tranquilidade e conforto com a situação.

10. Olhar para o lado esquerdo

Não que o lado esquerdo seja ruim, mas é que esse é o lado do cérebro ligado diretamente à criatividade. Logo, quando uma pessoa conta uma mentira, ela não consegue ficar sem olhar várias vezes para o lado esquerdo. Se trata de algo instintivo.

(Com informações do portal R7)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias