plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Tênis de rodinhas: é preciso ter cuidado

Não é de hoje que a indústria têxtil e de calçados investem em tecnologia e inovação para atrair a atenção das crianças. Se antes a moda era usar sapatinhos com luzes ou querer aqueles que vinham com bonecos de brindes, agora o que quase toda criança e ad

Não é de hoje que a indústria têxtil e de calçados investem em tecnologia e inovação para atrair a atenção das crianças. Se antes a moda era usar sapatinhos com luzes ou querer aqueles que vinham com bonecos de brindes, agora o que quase toda criança e adolescente quer são os populares tênis com rodinhas.

Isso mesmo, nem patins nem somente calçados, esse verdadeiro objeto de desejo está na cabeça, ou melhor, nos pés da meninada. Mas é preciso ter alguns cuidados com o uso do tênis.

Riscos

Como essas rodinhas ficam na parte de trás dos tênis, se as crianças usarem o calçado e forem a um lugar de superfície inapropriada, onde não seja possível deslizar, logo, ela vai ser obrigada a andar na ponta dos pés. O ortopedista Danilo Pinheiro, do Hapvida Saúde, alerta para o risco de problemas posturais decorrentes dessa pisada que força os ossos dos pés.

Outro risco apontado pelo especialista é o de quedas. “Como o calçado é para ser usado no lazer e até incentiva a prática esportiva, quando usar o tênis com rodinhas, o ideal é que a criança também utilize equipamentos de proteção, como capacetes e cotoveleiras”, recomenda o médico.

Tempo de uso

Como toda prática esportiva, deslizar por aí pode ser muito legal e fazer a turminha gastar muita energia, mas não se deve passar mais do que duas horas por dia com o tênis. “Abusar no tempo de uso pode comprometer tanto o organismo da criança, com o esforço físico em exagero, quanto desgastar mais rapidamente o tênis, o que pode causar quedas mais facilmente.

O ortopedista orienta, ainda, que os pais sempre vistoriem as condições do calçado antes das crianças começarem a deslizar por todo lado. “É preciso saber se as rodinhas estão bem presas ao tênis para evitar qualquer transtorno”, conclui.

(Com informações do Hapvida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias