plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Ortorexia: saiba o que é essa doença e os riscos

Todos nós conhecemos alguém que, por mero costume, sempre diz, “não obrigado, não como isso por que engorda”, “não estou comendo isso, pois estou fazendo uma super dieta para o verão”, “este ano vou perder esta barriga e ficar com aquele corpo incrível” o

Todos nós conhecemos alguém que, por mero costume, sempre diz, “não obrigado, não como isso por que engorda”, “não estou comendo isso, pois estou fazendo uma super dieta para o verão”, “este ano vou perder esta barriga e ficar com aquele corpo incrível” ou “vou deixar de comer bobagens”.

Melhorar nossa alimentação, logicamente, é uma prática que todos deveríamos seguir, pois ajuda a termos uma qualidade de vida diferenciada e mais saudável. Porém, a busca incessante e quase obstinada pelo controle de tudo o que se come pode ser um risco à saúde.

A ortorexia, quadro nervoso pouco conhecido pelas pessoas, é uma obsessão, quase compulsiva, por comer sempre de forma extremamente correta, muitas vezes influenciada por razões externa e constantes, como a mídia e as redes sociais, que fortalecem o culto do corpo perfeito.

Segundo Natasha Vilanova, nutróloga e clínica médica do Hapvida Saúde, cada vez mais encontramos pessoas que seguem dietas sem a orientação de um profissional da área, acabando por restringir de sua alimentação diária, grupos alimentares que são fundamentais para o equilíbrio do organismo humano, levando a pessoa a sofrer com sérias deficiências nutricionais.

“O quadro de ortorexia nervosa pode desenvolver carências nutricionais, como anemia, desnutrição, déficit de vitaminas e minerais, entre outras. Sem o acompanhamento adequado, tais condutas podem levar a alterações mais graves, sendo indicada internação para reajuste nutricional. Pessoas que sofrem desse transtorno alimentar não percebem o quão estão prejudicando sua saúde, sendo identificado por familiares ou amigos próximos. Porém, mesmo com o alerta sobre esta obsessão, eles acabam restringindo ainda mais os alimentos”, afirma Natasha.

Quem sofre deste distúrbio, inicialmente passa a evitar produtos que contenham corantes, conservantes, gordura trans, açúcares e, ao longo prazo, a preocupação também abrange a forma de preparo e até os utensílios utilizados. Outro problema seriam os prejuízos ao convívio social, por acreditarem que em outros lugares, como restaurantes ou casa de amigos, não seguem seus padrões alimentares.

Contudo, a ortorexia nervosa tem tratamento sim. “O ideal é que o tratamento da ortorexia seja acompanhado por uma equipe multiprofissional, composta por nutrólogo, nutricionista, psiquiatra e psicólogo”, esclarece a nutróloga Natasha Vilanova.

(Com informações do Hapvida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias