plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Excessos podem ser “armadilhas” para a saúde

O fim de ano é com certeza uma das épocas mais alegres em todos os grupos sociais do mundo. Na família, na escola ou no trabalho, há sempre uma mesa farta  e inúmeras opções de comidas e bebidas fazem muitos perderem o controle e descuidarem da alimentaçã

O fim de ano é com certeza uma das épocas mais alegres em todos os grupos sociais do mundo. Na família, na escola ou no trabalho, há sempre uma mesa farta e inúmeras opções de comidas e bebidas fazem muitos perderem o controle e descuidarem da alimentação. É muito comum sair da rotina, consumir calorias extras e cometer alguns excessos, porém com algumas dicas é possível aproveitar as festividades mantendo uma alimentação equilibrada e saudável.

Diante de tantas variedades na ceia de Natal ou Ano Novo, a nutricionista Elisa Goulart, indica iniciar a refeição sempre com uma salada farta e colorida. É uma ótima saída para aumentar a saciedade e evitar os excessos e os alimentos calóricos.

“É importante ficar atento às escolhas e priorizar as carnes brancas e magras às gordurosas; e na hora do preparo opte por receitas assadas, cozidas e grelhadas ao invés de frituras. Escolha também apenas um tipo de carboidrato: arroz ou farofa ou batata, por exemplo, assim você consegue ter prato mais equilibrado”, explica a nutricionista.

Dependendo da região do país, algumas receitas podem variar, mas, normalmente, as tradicionais sobremesas, rabanadas e panetones não faltam nesses eventos. “É necessário ter moderação no consumo destas comidas. Quem tem diabetes, por exemplo, precisa se afastar dessa parte da mesa ou ter certeza de que tais guloseimas foram feitas sem adição de açúcar ou com produtos similares”, diz.

Em resumo, a dica principal dos especialistas para garantir que as ceias e confraternizações de fim de ano não comprometam a sua saúde é não exceder em nada. Eles aconselham ainda que as pessoas aproveitem os variados tipos de verduras, legumes, frutas e cereais que estejam presentes a essas mesas, dando preferência aos que são ricos em fibras.

Desintoxicação

Para desintoxicar, principalmente nos dia seguinte às festas, o melhor é fazer escolhas por alimentos ricos em fibras e que sejam diuréticos. Por exemplo, suco de abacaxi, água de coco, chá de hortelã, sopa fria e salada.

(Com informações do Laboratório Sabin)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias