plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ELAS

Corpo escolhe parceiro sexual sem que você perceba

O desejo e a atração por um possível parceiro podem vir um fator que vai muito além de atração física ou intelectual: eles estariam relacionados à compatibilidade do sistema imunológico. É o que sustenta um estudo publicado pela revista científica “Nature

O desejo e a atração por um possível parceiro podem vir um fator que vai muito além de atração física ou intelectual: eles estariam relacionados à compatibilidade do sistema imunológico. É o que sustenta um estudo publicado pela revista científica “Nature”.

De acordo com a publicação, a atração pode começar a partir da percepção do antígeno leucocitário humano (HLA, na sigla em inglês). Os seres humanos buscariam pessoas com HLA muito diferentes do que temos no nosso corpo.

A explicação para isso é que o HLA, conhecido como Complexo Principal de Histocompatibilidade (em inglês MHC), permite ao nosso corpo identificar células perigosas, vírus e bactérias: ou seja, é a base sobre a qual o organismo humano desenvolve o sistema de defesa.

A atração entre os sexos estaria diretamente relacionada aos anticorpos, já que isso permitiria maior chances de sobrevivência da espécie humana. Os pesquisadores observaram que casais (ou animais) com HLA distintos "aumentam a possibilidade de seus descendentes serem resistentes a um número maior de doenças".

Os cientistas também constataram que, quanto maior a diferença entre os antígenos leucocitários de um casal, maior o desejo e também a satisfação sexual.

CHEIRO

De acordo com os pesquisadores, os corpos humanos decifram muito antes de qualquer suspeita consciente essa diferença entre o HLA.

"Os peixes, as aves e os mamíferos preferem parceiros com um código genético distinto, identificados por sinais olfativos", afirma o estudo publicado na Nature.

Embora os cientistas ainda discutam como o HLA define o cheiro do nosso corpo, há provas de que certos componentes do odor podem ser encontrados em secreções como o suor e a saliva.

Sabe-se também que os neurônios olfativos identificam o antígeno leucocitário humano (HLA) sem que tenhamos qualquer consciência.

(Com informações da BBC Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias