plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Limpe seu ventilador da forma correta

Muito usado no verão paraense, o ventilador é um dos itens essenciais no dia a dia das famílias. No entanto, não é raro encontrar pessoas que passam semanas, meses e até anos! sem limpar o ventilador.  Por esquecimento, ou mesmo não saber como se faz, mu

Muito usado no verão paraense, o ventilador é um dos itens essenciais no dia a dia das famílias. No entanto, não é raro encontrar pessoas que passam semanas, meses e até anos! sem limpar o ventilador.

Por esquecimento, ou mesmo não saber como se faz, muitos deixam o aparelho ficar com muita sujeira, como cabelos e pelos, presos em suas hélices. Não é apenas uma questão estética, pelo contrário, a saúde fica sim prejudicada, principalmente das crianças e adultos.

Duas vezes por mês faça uma limpeza básica, assim você evita que acumule poeira demais e consegue limpar rapidinho!

Antes de começar, desligue o ventilador da tomada e o mantenha desligado enquanto limpa o aparelho. Tire a parte da frente e limpe o aparelho com um limpador de cerdas (escovas que vêm com uma pá de lixo). Depois de tirar o excesso de poeira, passe um pano úmido com água e sabão neutro. Não precisa usar detergente.

No caso dos ventiladores de teto, o ideal é desligar a energia do ambiente antes de começar, para você não correr nenhum risco, já que o ventilador fica muito perto dos fios. Você vai precisar de uma escada para alcançar o teto, então não esqueça de verificar se ela é segura e está em boas condições. Aí você pode limpar do mesmo jeito que os ventiladores portáteis, com pano úmido e sabão neutro.

Coloque um produto contra a ferrugem na parte metálica para evitar que o ventilador fique com uma aparência envelhecida. Existem escovas específicas para limpeza de ventiladores de teto. Depois de deixá-lo algum tempo virado para cima, na exaustão, gire-o para baixo, na ventilação. É ótimo para tirar a poeira grossa, mas lembre-se de sair de perto quando colocá-lo para baixo, pois as pás podem soltar pedaços de sujeira que ficaram grudados.

Outros cuidados

- Duas vezes por ano, coloque um pouco de óleo na parte móvel do sistema giratório do ventilador, para mantê-la sempre girando direitinho.

- Em locais que tem maresia, como em casa de praia, passe um antiferrugem na parte metálica a cada três meses.

- Uma vez por ano substitua a graxa na caixa do giratório, mas não coloque graxa demais

- Depois de limpar o ventilador, passe um polidor automotivo nas peças metálicas e pintadas.

- Fique de olho na folga nas partes que se movimentam, como o pino do suporte da cabeça do ventilador e verifique se alguma parte do sistema giratório está prendendo o movimento e se o eixo do motor está rodando livremente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias