plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Não deixe o magnésio fora da sua alimentação!

A busca por uma vida mais longa e com mais qualidade passa obrigatoriamente pela mesa: por meio de um cardápio balanceado, conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Porém, o estilo de vida atual muitas vezes

A busca por uma vida mais longa e com mais qualidade passa obrigatoriamente pela mesa: por meio de um cardápio balanceado, conseguimos obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Porém, o estilo de vida atual muitas vezes atrapalha a adoção de uma dieta equilibrada, fazendo com que algumas dessas substâncias cheguem ao nosso organismo em quantidade insuficiente.

Ainda que todos os nutrientes sejam importantes, alguns em especial podem causar forte impacto à saúde quando estão abaixo do nível ideal no organismo. É o caso do magnésio, mineral pouco conhecido, porém essencial para inúmeras funções orgânicas.

Responsável pela regulação do cálcio, produção de energia e o equilíbrio das funções celulares, sua deficiência pode desencadear sintomas que vão desde cãibras até hipertensão, má circulação e problemas cardíacos. Para atingir o aporte ideal deste nutriente é essencial reforçar o cardápio com alimentos ricos neste mineral e, em alguns casos, apostar na suplementação, já que sua absorção é impactada por vários fatores.


EQUILÍBRIO NUTRICIONAL

Figurando entre os 4 sais minerais mais importantes para a saúde humana, o magnésio é considerado o maestro dos minerais por ser cofator na reação de mais de 300 enzimas, ou seja, é indispensável em diversos processos do organismo. Associado até mesmo à saúde cardiovascular, estudos apontam que este mineral seria capaz de regular o ritmo cardíaco e atuar como fator de prevenção de diversos males que atacam o organismo.



Além disso, sua oferta é essencial para o equilíbrio nutricional. “Além de melhorar a absorção da vitamina D, o magnésio auxilia na regulação do cálcio no organismo e sua devida fixação nos ossos”, explica a nutricionista Sinara Menezes. Ou seja, este nutriente também é essencial para quem busca fortalecer a saúde óssea, sendo que sua presença é essencial até mesmo para formação dos dentes.

DIETA

A carência de magnésio é cada vez mais comum devido aos hábitos da vida moderna. “Uma dieta desequilibrada, com alto consumo de alimentos ricos em cálcio, ou proteínas, por exemplo, pode reduzir a capacidade do organismo em utilizar o magnésio”, explica a nutricionista. Além disso, o abuso de bebidas alcoólicas, diuréticos e atividades físicas intensas também podem diminuir a disponibilidade do nutriente, uma vez que o corpo humano elimina este mineral através do suor e da urina.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias