plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Como o esporte pode auxiliar no combate as dores?

Dores passageiras podem não significar um grande mal, no entanto, as dores crônicas, aquelas que insistem em nos acompanhar, não devem passar despercebidas. A grande questão é: como combatê-las? Entre os diversos tratamentos estão os remédios, acupuntura

Dores passageiras podem não significar um grande mal, no entanto, as dores crônicas, aquelas que insistem em nos acompanhar, não devem passar despercebidas. A grande questão é: como combatê-las? Entre os diversos tratamentos estão os remédios, acupuntura e até a prática de esportes.

Tratando-se dos esportes, é comum pensar que a prática acarretará em mais dor, porém, o Dr. Artur Padão, membro da Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor e fisioterapeuta, afirma: “A prática do esporte contribui para aliviar a sensação dolorosa e permite que as pessoas tenham mais participação social, o que é uma das grandes recomendações para tratar a dor musculoesquelética e dores crônicas.

Praticar esportes promove saúde e bem estar físico, social e mental, recomendado em qualquer faixa etária”.

O sedentarismo é uma das causas possíveis e imediatas para as dores crônicas. Os esportes têm um papel preventivo fundamental neste quesito, contudo o fisioterapeuta deve avaliar individualmente os casos para evitar que a prática intensifique a dor. “Não recomendamos esportes quando o paciente sofreu alguma lesão aguda e queixa-se de dor persistente com sintomas de inflamação ou infecção. Nestes casos, é necessário tratar estas condições“, indica dr. Padão.

Com exceção de casos mais sérios, a Organização Mundial de Saúde recomenda o esporte para todas as idades. “Esportes como corrida, bicicleta, remo, natação e qualquer outro que mantenha o corpo em movimento, em uma intensidade moderada, são benéficos para o corpo. O vôlei, o basquete, o tênis e o futebol misturam exercícios aeróbicos e resistência muscular, o que só adiciona benefícios à saúde de pacientes com dor crônica.”, recomenda.

Nunca é tarde para se exercitar, exceto quando o paciente tenha alguma incapacidade funcional ou se possui cinesiofobia – medo de se movimentar. Segundo o especialista, nestes casos não é impossível combater os sintomas, basta olhar para o exemplo dos atletas olímpicos e paraolímpicos, que muitas vezes se queixam de dores persistentes, mas ainda praticam suas modalidades esportivas.

“Vejo a prática de esportes em pacientes com dor crônica como uma excelente opção de participação social e em atividades físicas, promovendo saúde, ganho de função, controle da dor e ajudando o paciente a sair da inércia. Muitos pacientes preferem praticar esportes ao invés de realizar exercícios de musculação, pilates ou academias de ginástica. Porém, é necessário, ao menos, que ele tenha interesse e que não seja visto como obrigação ou apenas um tratamento para sua condição de saúde.”, conclui.

(DOL, com assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias