plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Ejacular e ter orgasmo não é a mesma coisa

Quando falamos sobre prazer sexual masculino, muita gente acredita que orgasmo e ejaculação se tratam da mesma coisa. Os especialistas, no entanto, alertam que são completamente diferentes. Nem sempre o homem que ejacula sente prazer. Assim como também s

Quando falamos sobre prazer sexual masculino, muita gente acredita que orgasmo e ejaculação se tratam da mesma coisa.

Os especialistas, no entanto, alertam que são completamente diferentes. Nem sempre o homem que ejacula sente prazer. Assim como também se pode sentir prazer sem ejacular.

“O orgasmo é uma experiência sensorial relacionada ao clímax do ato sexual, ao passo que a ejaculação é a expulsão ou emissão do líquido seminal. É bastante comum que sejam confundidos, pois, na maioria das vezes, ocorrem simultaneamente”, afirma o urologista Guilherme Leme de Souza, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O urologista e cirurgião geral Daniel Luiz Paulillo, membro da Sociedade Brasileira de Urologia, destaca ainda que, enquanto o orgasmo culmina com sensação de prazer, a ejaculação é um fenômeno mecânico. “Há contração da musculatura pélvica e a eliminação do conteúdo espermático pela uretra”, afirma.

Além de serem processos distintos, a ejaculação e o orgasmo são processos independentes um do outro.

“Ter orgasmo sem ejacular é uma situação possível e não rara. Os homens que precisaram remover a próstata cirurgicamente, por exemplo, não terão mais a ejaculação, uma vez que esse órgão é o responsável pela produção do líquido seminal”, diz José Bento de Souza, ginecologista do Hospital Albert Einstein.

Como a próstata não tem papel na ocorrência do orgasmo, ele pode acontecer naturalmente e recebe o nome de anejaculação ou orgasmo seco.

A falta de ejaculação pós-orgasmo também é mais comum em portadores de diabetes, hipertensão e em quem utiliza medicamentos antidepressivos. Mas mesmo os homens ditos saudáveis podem atingir o clímax e não gozar.

Fato Frequente

“Se o homem estiver muito cansado, estressado ou não se alimentou direito durante o dia, não é incomum ele chegar ao fim da transa sem ejacular, mesmo que tenha sentido um prazer intenso. E isso não quer dizer que ele tenha algum problema”, afirma Marcelo Bernstein, psicanalista com especialização em sexualidade humana pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Pérola Byington, também na capital paulista.

Os homens que já passaram por essa situação não precisam se preocupar.

“O machismo ainda é muito forte no Brasil. Existe a crença de que orgasmo e ejaculação são a mesma coisa e estão diretamente relacionados ao desempenho. Então, quando não ejaculam, muitos homens entram em parafuso. Entretanto, gozar não é sinônimo de virilidade e não há com o que se preocupar se não for algo frequente”, fala Bernstein. A procura por ajuda só se torna necessária quando a ocorrência se torna frequente.

O contrário –ejacular sem sentir prazer– também pode acontecer sem necessariamente ser um problema, como durante a polução noturna (ejaculação involuntária que acontece durante o sono). Mas pede acompanhamento de um especialista quando a causa é ejaculação precoce. “Muitas vezes, o homem ejacula tão rapidamente que não chega ao clímax. Nesse caso, o melhor é consultar um urologista para orientações e tratamento adequado”, fala Paulillo.

O nome desse fenômeno é anorgasmia ou ausência de orgasmo. Segundo o especialista do Einstein, a causa mais frequente para essa condição é o uso inadequado de determinadas drogas antidepressivas.

(Com informações de Luciana Mattiussi/UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias