plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Pediatra alerta sobre risco do charutinho em bebês

O método do “charutinho” feito com cobertor ou manta que muitos acreditam que ajuda a acalmar os bebês por se sentirem mais seguros e aconchegados pode colocar a vida do bebê com mais de 28 dias em risco. As informações são do UOL. Segundo a neonatolog

O método do “charutinho” feito com cobertor ou manta que muitos acreditam que ajuda a acalmar os bebês por se sentirem mais seguros e aconchegados pode colocar a vida do bebê com mais de 28 dias em risco. As informações são do UOL.

Segundo a neonatologista do hospital e maternidade Santa Joana, Clery Bernardi Gallacci, o método deve ser usado somente até o bebê completar 28 dias.

Após esse período, a especialista adverte que o bebê precisa de liberdade para se movimentar e desenvolver novas funções motoras e que o manter imobilizado pode trazer riscos para sua segurança.

“Ele precisa se movimentar para se defender”, explica.

RISCO DE MORTE

Segundo trabalho publicado na “Pediatrics”, o risco de morte súbita é maior para bebês enrolados que dormem de lado ou de barriga para baixo e para os maiores de seis meses, que já se movimentam e podem rolar e mudar de posição.

O estudo aponta ainda, que o risco menor é para os que dormem de barriga para cima.

“Esse estudo traz informações que merecem ser lembradas. Dormir de barriga para cima é melhor, pois o reflexo do desengasgo funciona melhor”, garante a especialista.

Para as mães que optam pelo “charutinho”, a neonatologista recomenda que não seja muito duro ou apertado, sob a justificativa de que “o bebê pode ficar muito instável no berço”.

RECOMENDÁVEL

A especialista destaca ainda, que o método canguru é o mais recomendável. “Há várias formas de deixar o bebê contido e próximo da mãe, o método canguru é excelente”, ressalta.

E você, qual método utiliza com seu bebê: “charutinho” ou canguru?

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias