plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELAS

Álcool pode causar sete tipos de câncer

Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, pode atrapalhar o seu fim de semana. O estudo revelou que o consumo de álcool pode causar sete tipos diferentes de câncer, até mesmo em pessoas que consomem quantidade baixa ou moderada da substânci

Uma pesquisa da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, pode atrapalhar o seu fim de semana. O estudo revelou que o consumo de álcool pode causar sete tipos diferentes de câncer, até mesmo em pessoas que consomem quantidade baixa ou moderada da substância.

De acordo com um artigo publicado na revista "Addiction", o álcool foi responsável por cerca de 500 mil mortes por câncer em 2012, o que corresponde a cercad e 5,8% desses óbitos no mundo.

O ácool está relacionado principalmente ao câncer de boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon, intestino e mama. E aparece com maior frequência em pessoas que têm alta ingestão da substância, no entanto, o risco também existe para aquelas que consomem média ou baixa quantidade.

"Há fortes evidências de que o álcool causa câncer em sete locais, e provavelmente em outros. A confirmação de mecanismos biológicos específicos pelos quais o álcool aumenta a incidência de cada tipo de câncer não é necessária para inferir que o álcool é uma causa", explicou uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, Jennie Connor.

Benefício do vinho é "irrelevante"

O estudo também aponta ainda que os benefícios de consumir álcool, como a indicação de ingerir uma taça de vinho para benefício cardiovascular, é cada vez mais "irrelevante".

"(Esses benefícios) são vistos cada vez mais como falsos ou irrelevantes em comparação com o aumento de uma série de cânceres", disse a pesquisadora.

O risco de desenvolver a doença é ainda maior quando associa-se o consumo de álcool e cigarro. O estudo mostra ainda que aqueles que param de ingerir álcool podem reverter os riscos em certa medida, ao menos em relação aos cânceres de laringe, faringe e fígado.

(Com informações do O Globo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias