plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Mau uso de lentes pode cegar. Veja os cuidados.

A lesão sofrida pela paraense Camila Chaves, de 25 anos, que teve um pedaço do olho "rasgado" ao retirar sua lente de contato, reforça o conselho de muitos especialistas sobre cuidados básicos a tomar enquanto se usa o produto. A prevenção evita desde

A lesão sofrida pela paraense Camila Chaves, de 25 anos, que teve um pedaço do olho "rasgado" ao retirar sua lente de contato, reforça o conselho de muitos especialistas sobre cuidados básicos a tomar enquanto se usa o produto.

A prevenção evita desde acidentes leves (que provocam irritação) até lesões mais graves (que podem causar cegueira).

Um dos primeiros cuidados que se deve ter é com a higienização: os acessórios devem ser higienizados antes e depois do uso, evitando que micro-organismos externos entrem em contato com os olhos.

As mãos de quem manusear a lente devem ser lavadas com água e sabão e as lentes com solução específica.

O estojo de armazenamento das lentes de contato também deve ser lavado com a solução específica e colocado para secar ao ar (o uso de papel ou toalha pode aumentar a chance de contaminação).

Atualmente não é mais recomendado por muitos oftalmologistas que se utilize o soro fisiológico para limpeza das lentes e dos estojos, visto que o soro não consegue retirar completamente resíduos de gordura e proteínas que ficam nos acessórios após contato com os olhos.

O soro fisiológico deve ser usado apenas em "último caso", quando não há solução multipropósito disponível.

Cada solução multipropósito tem características diferentes, por isso a indicação de qual a melhor solução para cada paciente, dependendo do estilo de vida, deve ser feita por oftalmologista.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

"Para quem usa lente de contato, é necessário ter certos cuidados como ter uma boa assepsia e evitar passar muito tempo com a lente, já que grande parte dos componentes dela são feitas de água. Para evitar o ressecamento, também são disponibilizados lubrificantes específicos", explica o oftalmologista Eduardo Mikio, em entrevista para o DOL.

Segundo o oftalmologista, climas mais secos podem colaborar com a desidratação dos olhos, podendo ser necessário, nesses casos, o uso de colírios lubrificantes.

As lesões causadas nos olhos pelo mau uso da lente, como uma úlcera de córnea, devem ser tratados clinicamente para evitar que possuam evoluir para uma cicatriz na córnea, por exemplo, ou outras lesões mais graves que necessitem de transplante.

O especialista, no entanto, afirma que as lesões não são comuns e acontecem apenas no caso de mau uso. "Se seguir as recomendações, as chances de um acidente desse tipo acontecer são muito baixas, quase nulas", conclui Eduardo.

TEMPO DE USO

O tempo de uso da lente também deve ser respeitado, não sendo recomendado que o usuário fique mais de 10 ou 12 horas com o acessório nos olhos.

O uso prolongado pode interferir na lubrificação dos olhos, deixando-os secos e correndo o risco de aderir ao globo ocular, dificultando sua remoção.

Para quem usa maquiagem também é recomendado colocar as lentes antes de aplicar os produtos e retirá-la antes de aplicar o demaquilante, pois o contato com outras substâncias ou produtos podem comprometer a validade.

(DOL com informações de Minha Vida)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias