plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Síndrome de Burnout: mais um mal do estresse

Em um mundo cada vez mais competitivo, o estresse faz parte do dia a dia do trabalho, independentemente da profissão. E pode trazer muitos riscos para a saúde do trabalhador, como a Síndrome de Burnout, doença que é uma consequência do ritmo acelerado da

Em um mundo cada vez mais competitivo, o estresse faz parte do dia a dia do trabalho, independentemente da profissão. E pode trazer muitos riscos para a saúde do trabalhador, como a Síndrome de Burnout, doença que é uma consequência do ritmo acelerado da vida moderna. A síndrome – que é adquirida -atinge, geralmente, profissionais que lidam diretamente com pessoas.

“Isso ocorre em função de estarem diretamente ligadas às relações humanas, que exigem do trabalhador a afetividade”, destaca a psicóloga clínica Patrícia Regina Neder. Os profissionais das áreas de Saúde e Educação estão mais sujeitos a desenvolver a doença. As áreas de assistência social, recursos humanos, bem como bombeiros, policiais e advogados, também são suscetíveis à síndrome. A especialista explica que a pessoa adoecida deixa de investir em seu trabalho e nas relações com outros indivíduos.

Hábitos

Os sintomas físicos são cansaço, enxaqueca, dores musculares, distúrbios do sono e dores no estômago. Já os psíquicos são complexos e envolvem tentativa de suicídio, falta de atenção e concentração e alterações de memória (veja à direita). “Há, também, os sintomas defensivos, como perda de interesse pelo trabalho e pelas coisas pessoais, ironia e isolamento”, diz a psicóloga. Nos casos mais graves, o paciente chega a desenvolver uma depressão, podendo precisar de internamento para ser avaliado diariamente por um especialista.

Patrícia Neder explica que é necessária a vigilância dos transtornos mentais e do comportamento relacionado ao trabalho. “Deve ser feito o reconhecimento prévio das atividades e locais de trabalho para identificar os riscos ou dano potencial para a saúde do trabalhador”, destaca a psicóloga. Para ela, campanhas educativas sobre a síndrome também deveriam ser frequentes.

Prevenção

A prevenção à doença envolve mudanças de hábitos e benefícios para a saúde física e mental, como praticar meditação ou relaxamento; desenvolver a espiritualidade; fazer exercícios regulares e estabelecer um ritmo de trabalho sem prejuízo à sua vida social, evitando a sobrecarga de responsabilidades.

O que é?

A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974, por Freudenberger, um médico americano. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico, provocados por condições de trabalho, nos níveis físicos, emocionais e psicológicos.

Sintomas físicos

- Dores de cabeça constantes

- Tonturas

- Alterações no sono

- Problemas digestivos

- Falta de ar

- Excesso de cansaço

Sintomas psíquicos

- Ansiedade

- Dificuldade em concentrar-se

- Variações de humor

- Perda de motivação no emprego- Isolamento dos colegas de trabalho

Como é feito o diagnóstico?

A partir do levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Recomendações

-Pratique exercícios físicos e tenha momentos de descontração e lazer.

-O consumo de álcool e de outras drogas para afastar as crises de ansiedade e depressão deve ser evitado

- É preciso saber quanto as condições de trabalho estão interferindo na qualidade de vida e prejudicando saúde física e mental.

-Novas dinâmicas para as atividadesdiárias e objetivos profissionais são uma ótima alternativa.

Tratamento

-O tratamento deve ser orientado por psicólogo ou psiquiatra e inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Normalmente, é feito por meio da combinação de medicamentos e terapias no período de 1 a 3 meses.

-Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

(Luiz Flávio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias