plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ELAS

Paracetamol pode aumentar risco de asma em bebês

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, descobriram que bebês que tomam paracetamol têm quase um terço a mais de risco de desenvolver asma e que grávidas medicadas com a substância têm mais risco de dar à luz bebês que, mais tarde, se tor

Pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, descobriram que bebês que tomam paracetamol têm quase um terço a mais de risco de desenvolver asma e que grávidas medicadas com a substância têm mais risco de dar à luz bebês que, mais tarde, se tornarão asmáticos. O estudo foi publicado no International Journal of Epidemiology e divulgado pelo R7.

114.500 mulheres e crianças foram acompanhadas da gestação até os sete anos de idade. Segundo os resultados da pesquisa, a maior incidência de asma acontece por volta dos três anos de idade, como resultado do uso de paracetamol, um dos mais populares analgésicos e antitérmicos no mundo.

Os cientistas suspeitam que o paracetamol induz "estresse oxidativo", quando radicais livres disparam uma resposta alérgica do organismo.

A pesquisa indicou que crianças que tomaram paracetamol durante a infância têm 29% maiores probabilidades de um diagnóstico de asma entre os três e sete anos, enquanto as mães tiveram os riscos de ter filhos asmáticos aumentados em 13% até os três anos de idade da criança, e em 27% por volta dos sete.

Os pesquisadores também examinaram a ligação entre o ibuprofeno (anti-inflamatório e antitérmico), e descobriram que grávidas que tomaram o medicamento durante a gestação têm mais tendência a ter filhos que desenvolverão asma com cerca de três anos de idade — no entanto, esta conexão é menos provável, e tende a desaparecer aos sete anos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias