plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELAS

Vamos trabalhar de bike?

É fato! Assim como a maioria das capitais brasileiras, o trânsito em Belém está um caos. São carros particulares, táxis, ônibus e motos disputando cada milímetro das vias para o trajeto à escola, trabalho e demais afazeres diários. É neste cenário que al

É fato! Assim como a maioria das capitais brasileiras, o trânsito em Belém está um caos. São carros particulares, táxis, ônibus e motos disputando cada milímetro das vias para o trajeto à escola, trabalho e demais afazeres diários.

É neste cenário que algumas pessoas estão optando pela bicicleta para se locomover.

Apesar de a cidade ainda não contar com uma estrutura 100% adequada, de ciclofaixa e ciclovias, os poucos que se aventuram afirmam ser bem mais vantajoso, do ponto de vista da qualidade de vida e também do lado financeiro.

O convite de ir ao trabalho de bike, segue uma tendência mundial. Aqui no país, inclusive, há um site que trata apenas do assunto com informações bem relevantes aos interessados. A ideia principal é a de que cada um pode aderir, inclusive você!

Hugo Matos, proprietário da Center Bike, diz que os adeptos dificilmente voltam atrás e acabam adquirindo uma politização natural, que vem do enfrentamentro diário de alguns problemas, que às vezes, dirigindo um veículo automotor não enxergam. Entre eles, uma arborização mais adequada, por exemplo!

"As pessoas que se deslocam de bicicleta para o trabalho se preocupam mais com o clima na cidade, com a poluição sonora, poluição visual, observam mais de perto desrespeitos e convivem mais com o preconceito. Se preocupam com a segurança de um modo geral e estão mais atentos às mudanças no trânsito, atraso de obras, enfim", avalia Matos.

Edvaldo Araújo segue para o trabalho: "Mais qualidade de vida", garante. (Cezar Magalhães)

O analista de sistema Edvaldo Araújo se desloca de bicicleta para o trabalho há alguns anos. E é um defensor da prática. "É qualidade de vida, sua e do próximo. Além de movimentar o corpo, te colocar em contato mais com o social, você polui menos o ambiente". O lado positivo, também, é o de manter uma atividade física antes e depois do trabalho, saindo do sedentarismo.

Edvaldo destaca que existe uma diferença entre o ciclista e o 'bicicleteiro'. "O ciclista deve ter uma noção de trânsito, leis, obrigações e direitos. Deve andar com todos os equipamentos necessários de segurança, como capacete, luvas, óculos, sinalização, entre outros. O bicicleteiro é aquele que anda de bike, geralmente no interior, porque não tem opção de outros transportes. E não tem a consciência e, às vezes, não julga ter a necessidade de se proteger".

ECONOMIA EM REAIS

O vigilante Marcos Rodrigues, 34 anos, também só anda de bicicleta até o trabalho. Ele chega a fazer uma economia de até R$ 300/mês. "Além de emagrecer, ter mais ânimo, ainda chego mais rápido ao trabalho hoje". O trajeto que era feito de 50 minutos a uma hora, hoje, ele não tira mais do que 35 minutos. "A viagem flui mais porque o engarrafamento não nos atinge".

Rodrigues pronto para ir ao trabalho, sem esquecer da segurança. (Foto: Cezar Magalhaes)

Rodrigues destaca que os que pretendem começar a pegar uma bike e começar a fazer suas atividades rotineiras, devem procurar um médico antes e checar as suas reais condições, já que a prática requer um pequeno condicionamento, principalmente se forem distâncias grandes.

FALTA RESPEITO

Nem todas as empresas estão preparadas para receber o funcionário e/ou cliente usuários de bicicletas. No caso, das empresas, segundo Araújo, nem todas oferecem um espaço para que o funcionário troque de roupa ou guarde seu equipamento. "Supermercados e shoppings da capital são verdadeiros exemplos do despreparo do comércio para os ciclistas. Não há respeito. Náo há onde guardar a bicicleta", diz o analista de sistema Edvaldo.

CICLOFAIXAS EM BELÉM

Ciclistas já contam em Belém com 75 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. (Foto: Alessandro Serrão/Comus)

Atualmente Belém possui 75 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas implantadas, segundo dados da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Na avaliação de Edvaldo Araújo o quadro melhorou bastante nos últimos anos, com algumas obras em Belém, como a ciclofaixa da avenida José Bonifácio, Mundurucus e João Paulo II.

De acordo com a assessoria da Semob, está previsto o prolongamento da ciclofaixa da avenida José Bonifácio, que nesta nova etapa vai da avenida Magalhães Barata até a avenida Duque de Caxias. "Estamos em procedimentos para implantar o prolongamento da ciclofaixa da Mundurucus que vai desde a Avenida José Bonifácio até a Travessa Teófilo Condurú,e na própria Teófilo também existirá uma ciclofaixa que vai até a avenida João paulo II, interligando-se com a já existente no local", destacou a Semob em nota.

Outra boa notícia é que já está sendo implantada a ciclovia na Duque de Caxias e Brigadeiro Protásio.

(Foto: Alessandra Serrão/Comus)

Além de se deslocar ao traballho, já pensou em começar a praticar ciclismo, como esporte? Confira muitos motivos para dar umas pedaladas por ai, mas não esqueça de se informar sobre as modalidades e os acessórios necessários.

A Center Bike é uma das melhores lojas de bicicleta do Pará, e fica localizada na av. Gentil Bittencourt 2.360, em São Braz. A loja é especializada em MTB e Speed, lubrificação, lavagem e montagem; além da venda de bikes, também confecciona peças, roupas e acessórios o ciclista amador ou profissional. A Center Bike trabalha com as melhores marcas do mercado de bicicleta. Conheça!


VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias