plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Ginecologista dá dicas de como evitar infecções

A higiene íntima deve ser uma das prioridades das mulheres para proteger a região genital de vários problemas ginecológicos. Segundo a ginecologista Diana Vanni, a higiene íntima deve ser feita diariamente com água morna e sabonete líquido específico para

A higiene íntima deve ser uma das prioridades das mulheres para proteger a região genital de vários problemas ginecológicos. Segundo a ginecologista Diana Vanni, a higiene íntima deve ser feita diariamente com água morna e sabonete líquido específico para a região vaginal.

Na hora de escolher o produto correto, entre tantas opções nas gôndolas dos supermercados e farmácias, o ideal é verificar se na formulação contém ácido lático, o que garante a manutenção do pH ácido da vagina.

Segundo a Dra, a recomendação é que o sabonete líquido íntimo seja usado a partir da primeira menstruação, antes disso é contraindicado. A versão em barra contém substâncias que deixa o sabonete alcalino, o que pode altera a barreira de proteção da vagina.

O pH ácido da vagina varia de 3,8 a 4,5, e é o ambiente ideal para a defesa da região contra os micro-organismos, porém, alguns fatores são capazes de alterar esse equilíbrio, como estresse, baixa resistência, má alimentação, gravidez, menstruação (principalmente prolongada), relação sexual, alterações hormonais, menopausa e sabonetes em barra, esclareceu a médica.

Entre os problemas causados pela falta de higiene, esta a vaginose bacteriana, que aumenta o risco de parto prematuro, transmissão do vírus HIV e também de outras DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), avisou a ginecologista.

A maioria dos casos de parto prematuro está associada a infecções. Por isso, é importante prestar atenção na saúde da flora vaginal também da gestante. Entre os sintomas da vaginose, Diana cita corrimento mais espesso e amarelado e mudança de odor na região.

A escolha do tecido e tipo de calcinha também é fundamental para manter a flora vaginal saudável. Segundo a médica, as calcinhas de algodão são as melhores opções, pois não “abafam” a região como as de tecidos sintéticos ou lycra. É importante também lavar a calcinha com sabão suave antes de usá-la pela primeira vez e evitar o modelo fio dental porque deixa a região muito exposta. Outra atitude protetora é dormir sem calcinha e não usar protetor diário.

Muitos casais costumam tomar banho após a relação sexual, mas a ginecologista diz que é possível ficar “abraçadinho na cama curtindo o momento”, pois em geral, não há necessidade de tomar banho após o sexo. É mais uma questão cultural do que de saúde.

Para as pacientes que apresentam infecção urinária de repetição, é indicado urinar após a relação, porém, não é necessária nenhuma higiene especial. A Dra acrescenta que o uso de ducha íntima só deve ser feito com orientação médica e em casos específicos.

Durante o período menstrual, Diana orienta trocar o absorvente com frequência, seja ele interno ou externo. Ela também recomenda o uso desses produtos sem perfume para não irritar a região genital. Para as mulheres adeptas dos copinhos que substituem o absorvente é importante lavá-lo a cada três ou quatro horas

Embora o papel higiênico perfumado, colorido e com desenhos seja um charme, a ginecologista não indica seu uso. Para ela, o ideal é usar papéis neutros e macios. No caso dos lenços umedecidos, a orientação da médica é usá-los apenas em situações de emergência pois se usado no dia a dia pode interferir na flora vaginal e alterar o pH. A recomendação também serve para as crianças. O ideal é fazer a higiene íntima com água morna e algodão.

Para as mulheres que apreciam a depilação íntima, a médica diz que não há contraindicação, mas “é importante tomar cuidado para não machucar os pequenos e grandes lábios porque são sensíveis”.

Algumas mulheres gostam de borrifar perfume ou desodorante íntimo na vagina mas a Dra desaconselha a atitude, esclarecendo que não é necessário mudar o cheiro da vagina para atrair o parceiro e além disso, esses produtos podem irritar a região ou causar alergias.

(com informações do portal Terra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias