plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELAS

Pariri é amigo da saúde da mulher

O pariri, de nome científico Arrabidaea Chica, é uma planta com propriedades medicinais anti-inflamatórias, antimicrobianas, cicatrizantes, antifúngicas, antianêmicas, fortificantes, adstringentes, expectorantes e até afrodisíacas. Também conhecido como

O pariri, de nome científico Arrabidaea Chica, é uma planta com propriedades medicinais anti-inflamatórias, antimicrobianas, cicatrizantes, antifúngicas, antianêmicas, fortificantes, adstringentes, expectorantes e até afrodisíacas.

Também conhecido como Cipó cruz, Carajurú, Puca panga, Paripari, Cipo-pau, Piranga e Crajiru, a planta é uma excelente opção de remédio caseiro e atua como auxiliar no tratamento de inflamações no útero e ginecológicas, corrimentos vaginais, conjuntivite, anemia, hemorragias, diarreia – com ou sem sangue –, dores intestinais e icterícia. Ela também atua na limpeza de feridas na pele ajudando na cicatrização das mesmas.

O benefício mais importante do pariri é o benefício na luta contra alguns tipos de câncer, como o de útero, boca e leucemia. Isto acontece pois quando alguém é submetido à quimioterapia ou radioterapia, o organismo sofrer queda de hemácias e o pariri ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue.

USO E CONTRA INDICAÇÕES

A planta pode ser encontrada já própria para o consumo em farmácias especializadas em produtos naturais ou em feiras livres. Pessoas com hipersensibilidade ao ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina devem evitar o uso do pariri, lembrando sempre que nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

A parte mais utilizada do pariri são as flores, que podem ser usadas em chás, infusões e pomadas.

USO - para cada tipo de problema, o pariri deve ser usado de maneira diferente. Em caso de cólicas intestinais, inflamações ou anemia, pode-se fazer o chá de infusão de flores e folhas da planta.

CHÁ - Infusão: Usar 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres (de sopa) das folhas picadas para um litro de água. Após ferver a água, derrama-la sobre a folhas em um recipiente, abafar e deixar esfriar. O chá deve ser consumido ao natural e em até 24 horas ou aplicado para tratamento de feridas e inflamações.

Em casos de feridas na pele ou corrimentos vaginais, amasse as folhas, pique-as e bata no liquidificador com um pouco de água, e passe no local ou, em caso de problemas vaginais, faça um banho de assento com a água ainda razoavelmente quente.

Pomada de pariri: Macerar 4 folhas em meio copo de água. Utilizado também em casos de inflamações uterinas, hemorragias e diarreia.

(DOL com informações dos sites Saúde e Revista Crescer)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias