plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ELAS

Hábitos que prejudicam os rins

Órgãos vitais no nosso organismo os rins a cada dia, são responsáveis por filtrar uma enorme quantidade de litros de sangue, separando mais ou menos 2 litros de resíduos e o excesso de água do corpo. A principal função dos rins é a de drenar os resíduos m

Órgãos vitais no nosso organismo os rins a cada dia, são responsáveis por filtrar uma enorme quantidade de litros de sangue, separando mais ou menos 2 litros de resíduos e o excesso de água do corpo. A principal função dos rins é a de drenar os resíduos metabólicos do organismo, equilibrando assim o número de células vermelhas no corpo e se este processo for prejudicado, se não bebemos água suficiente, o fluxo renal reduz e as toxinas se acumulam no sangue.

A falta de uma hidratação correta de nossos rins pode originar a longo prazo algum problema renal então cuidar muito bem destes órgãos e mantê-los saudáveis é fundamental. Podemos evitar este problema bebendo entre um litro e meio a dois litros de água por dia. Confira outras atitudes que ajudam a prejudicar a saúde e o bom funcionamento dos rins.

PRENDER A URINA

Segurar a vontade de ir ao banheiro é extremamente prejudicial à saúde dos rins pois quando mantemos a bexiga cheia de urina durante um tempo prolongado, podem aparecer algumas complicações nas vias urinárias, como hipertrofias, a hidronefrose (aumento da pressão da urina nos rins), ou outras doenças que podem ser facilmente evitadas. Então fique ligada e não segure a vontade de ir ao banheiro por muito tempo.

MAUS HÁBITOS ALIMENTARES

Consumir muito sódio - A principal fonte de sódio, como já sabemos, provém do sal, e ele faz com que os rins tenham que trabalhar em excesso pois precisam excretar o excesso deste mineral, e isso causa um estresse em longo prazo até causar vários problemas. Reduza então, ou até mesmo elimine o sal de suas refeições.

Muitas proteínas animais - Muito prejudiciais aos rins, assim como qualquer alimento com muita gordura. Essas proteínas animais pouco a pouco vão dificultando a função dos rins, evitando que a filtração do sangue aconteça de modo adequado. Tente limitar o consumo destas proteínas ou substituí-las por proteínas de origem vegetal.

Refrigerantes - Muito prejudiciais à saúde dos rins e muito consumidos pela população, o ideal é evitar o consumo da bebida, já que a longo prazo, os refrigerantes produzem insuficiência renal crônica ou cálculos renais.

Evite o tabaco e o álcool - Eles são um excesso de toxinas para o organismo e com suas substâncias nocivas, acabam impedindo os rins de realizar seu trabalho. Evite-os e principalmente evite-os se você sofre com a hipertensão ou a diabetes.

Evite os alimentos geneticamente modificados - Tente sempre adquirir alimentos orgânicos, que você conheça a origem, refeições naturais e saudáveis que não podem causar danos.

PRESSÃO ARTERIAL

A hipertensão causa danos muito claros na funcionalidade dos rins. O sangue flui por ele de modo diferente, a filtração das toxinas não ocorre de maneira igual, e pouco a pouco, os rins vão se atrofiando até que por fim, pode ocorrer um problema renal bastante grave. Não custa nada revisar regularmente a pressão arterial para mantê-la controlada.

VIDA SEDENDÁRIA

O sedentarismo vai afetando pouco a pouco não somente a saúde dos rins, como também muitas outras funções básicas, que sem você saber, podem te deixar doente. A falta de atividade física ocasiona muitos problemas renais que podem ser facilmente evitados se movimentado um pouco mais, caminhando, andando de bicicleta, por exemplo.


(DOL com informações dos sites Boa Forma e Corpo a Corpo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias