plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELAS

Dicas de alimentação para combater a anemia

Em casos extremos de anemia, podem ocorrer até desmaios e convulsões. A diminuição na quantidade de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos no sangue prejudica o transporte de oxigênio no organismo e a melhor forma de detectá-la é através de um exame de sang

Em casos extremos de anemia, podem ocorrer até desmaios e convulsões. A diminuição na quantidade de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos no sangue prejudica o transporte de oxigênio no organismo e a melhor forma de detectá-la é através de um exame de sangue. O nosso organismo não produz ferro, mas consegue absorvê-lo por meio da alimentação. Veja o que fazer para aumentar o seu estoque.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO

Uma dieta rica em ferro ajuda a prevenir a doença e é essencial para a recuperação da pessoa anêmica - o ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente vísceras, fígado, coração, peixe (sardinha em lata) e frango, que tem grande concentração de ferro, carnes de aves e de peixes, mariscos crus.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro. Porém, já existem hoje em dia leites enriquecidos com ferro, que ajudam no combate da anemia. A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais. Destacam-se como fonte de ferro brócolis, beterraba, e outros, além dos folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

O ferro presente nos alimentos de origem vegetal é assimilado por nosso corpo quando combinado com vitamina C - na mesma refeição. Então, consuma os itens verde-escuros (como rúcula, agrião e brócolis) e grãos (feijão, lentilha, ervilha) com suco de laranja ou de acerola. Um outra opção é incluir manga ou suco de limão na salada verde.

INIMIGOS DO FERRO

Chá preto e café (ricos em tanino), cereais, nozes e sementes cruas (fontes de fitatos) e leite, iogurte e queijos (cálcio) diminuem e até impedem a absorção do ferro de origem vegetal. Comer creme de espinafre ou tomar cafezinho após a refeição, nem pensar!Carne vermelha, sim!A melhor fonte de ferro é, definitivamente, a carne vermelha, pois contém a proteína que o corpo humano absorve melhor. O fígado também é outra excelente fonte, porém é preciso ter cuidado com a quantidade consumida, por causa do excesso de gordura. Força extra As vegetarianas devem redobrar a atenção com a quantidade do mineral ingerida nas refeições, já que não comem carne vermelha.

TRATAMENTO

O tratamento para a anemia é feito com medicamentos à base de ferro e dura de três a seis meses. Algumas pessoas apresentam melhora dos sintomas e interrompem o uso do remédio em um mês, mas a anemia volta logo depois. Para estabilizar a doença são necessárias de quatro a seis semanas e para elevar os estoques de ferro no organismo mais dois ou três meses. Para melhor absorção do ferro no organismo é recomendado a associação de alimentos que contenham vitamina C como as frutas cítricas, e também alimentos de origem animal e vegetal.

COZINHANDO

Cozinhar os alimentos em panela de ferro enriquece os alimentos e, para melhorar a absorção da substância, o ideal é tomar um copo de suco de frutas cítricas (laranja, limão ou acerola) antes ou durante a refeição. A vitamina C contribui para o aumento da absorção do ferro e reduz o efeito de fatores inibidores. A adição de 50 mg dessa vitamina é capaz de dobrar a absorção do mineral.

Ao ingerir fígado, prefira como sobremesa uma laranja. Muitas vezes só uma reeducação dos hábitos alimentares é suficiente, Há casos de necessidade de complementação medicamentosa.

Os sucos são alternativas simples e saudáveis de repor nutrientes essenciais. Para as pessoas com anemia, a indicação é de frutas com vitamina C. Sucos com abacaxi, acerola, agrião, alface, laranja, goiaba, kiwi, couve, caju e morango podem ajudar a tratar a falta de ferro.

Confira duas receitas de suco que podem ajudar a repor o que está faltando. Tome nota:

Suco de laranja, agrião e maçã

-8 laranjas

-1 maçã com casca

-4 galhos de agrião com talos

-1 copo de água

Modo de preparo: Esprema as laranjas e reserve. Bata na liquidificador separadamente a maçã com água e depois o agrião com a água restante e coe. Junte os sucos e adoce se preferir.

Suco de couve

-1 folha de couve

-1 copo de água

-1 maçã, suco de um limão.

Modo de preparo: Bata no liquidificador e beba em seguida (não deve ser coado).

(DOL com informações dos sites Minha Vida e M de Mulher)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias