plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELAS

Lúpus atinge cada vez mais os jovens

No final de 2013, o mundo pop foi surpreendido pela notícia que a cantora teen Selena Gomez poderia ter lúpus. A cantora nem seus assessores confirmaram se Selena realmente sofre com a doença, que começou a chamar a atenção depois que a cantora Lady Gaga

No final de 2013, o mundo pop foi surpreendido pela notícia que a cantora teen Selena Gomez poderia ter lúpus. A cantora nem seus assessores confirmaram se Selena realmente sofre com a doença, que começou a chamar a atenção depois que a cantora Lady Gaga e a apresentadora Astrid Fontenelle também disseram ter a doença.

A doença autoimune também foi retratada na novela “Amor à Vida”, quando a personagem Paulinha (Klara Castanho) é diagnosticada.

Embora seja conhecido desde a Idade Média, o lúpus permanece cercado de enigmas. Sabe-se, por exemplo, que 90% das vítimas são mulheres, e que 80% delas desenvolvem a doença entre os 15 e os 45 anos. Por quê? A ciência ainda não encontrou a resposta.

Segundo a médica e professora da Universidade Federal do Pará, Ana Júlia Moraes, especializada em reumatopediatria, graças aos avanços da medicina, hoje é possível conviver bem com o lúpus, com quase nenhuma restrição. “Apesar de apenas 20% dos casos de lúpus serem juvenis, a doença é bem mais grave em crianças, pois afeta muito os rins, o desenvolvimento dos órgãos e o crescimento. Normalmente a idade em que se inicia o lúpus é na adolescência, mas tenho pacientes com 3 anos de idade”, diz a especialista.

E como identificar a doença? “Lesões de pele sem motivo aparente, perda de peso, queda de cabelo e febre todos os dias, sem motivo, são um alerta.

Quem tem a doença precisa ter cuidados, mas sem muitas restrições. “Você precisa tomar remédios regularmente, usar protetor solar sempre, pois sabe-se que o sol induz e prejudica muito o lúpus. Em relação à alimentação, por conta dos corticoides, é preciso evitar gorduras, frituras, sal e abusar dos alimentos ricos em cálcio, por causa dos ossos. Os pacientes devem praticar esportes, menos nos períodos de crise, pois pode haver alterações cardíacas, e é bom evitar atividades ao sol. Tenho pacientes que fazem balé, karatê, etc.”, enfatiza a médica, que ainda lembra que o fator emocional é muito importante: “Ele ativa a doença, então já vi separação de pais e ansiedade com vestibular ativar lúpus que estava controlado”.

(DOL com informações da D Semanal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Elas

Leia mais notícias de Elas. Clique aqui!

Últimas Notícias