plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Alcyr Guimarães lança CD "Todas as cores do amor"

O palco do Gasômetro recebe hoje (16), às 20 horas, o show de lançamento do CD "Todas as cores do amor", do compositor paraense Alcyr Guimarães.  Sobem ao palco como convidados os músicos: Aninha Portal (RJ), Reginaldo Viana, Cristina Matos, Fábio Moreno,

O palco do Gasômetro recebe hoje (16), às 20 horas, o show de lançamento do CD "Todas as cores do amor", do compositor paraense Alcyr Guimarães. Sobem ao palco como convidados os músicos: Aninha Portal (RJ), Reginaldo Viana, Cristina Matos, Fábio Moreno, Bruna Fôro, Melina Faro, Heraldo da Percussão, Admor do Bandolim, Maurício Nery, Betinho Taynara e Raydol Saldanha.

Mais do que o lançamento de um novo trabalho, o show de hoje à noite será um evento em memória da fiel e eterna companheira de Alcyr, a esposa Cika, falecida no mês passado.

Alcyr Guimarães possui 26 discos gravados em Belém. Tem três na Alemanha, dois na Holanda e dois DVDs na Inglaterra. Tem 530 músicas gravadas, destas 93 são sambas de enredo. Ele já integrou a banda Manga Verde – um dos primeiros grupos de samba de Belém – e ajudou a compor a primeira formação do Arraial do Boi Pavulagem. Também ajudou a fundar o grupo Urubu do Ver-o-Peso. É membro da ala dos compositores do grupo carnavalesco Quem são eles.

Cantou durante 12 anos com mestres da música brasileira como Sivuca, Vital Farias e Hermeto Pascoal. Já dividiu palco com grandes artistas brasileiros. Entre as suas composições têm samba, samba enredo, valsa, bolero, samba canção, cubana, carimbó, entre outros ritmos. A sua influência musical vem de família.

“O meu maior ídolo foi o meu irmão, o Beka, que tocou com grandes nomes da música brasileira como Clara Nunes. Ele foi o meu maior incentivo”, lembra o compositor. “Não sei se eu persigo a música ou se ela me persegue”, brinca o músico.

Bethoven, The Beatles, Chico Buarque e tantos outros também inspiram Alcyr. Ele acredita que a música é algo que deve ser levada a sério. Não a vê como um produto mercadológico, mas como um dom.

“Eu não acredito em inspiração. Acredito em transpiração. Pego um fato. Observo e componho. Às vezes eu demoro cinco meses ou cinco anos para compor uma música”, revela o compositor. Foi assim com a canção “Navio dos cabeludos”, composição que até hoje o emociona quando fala sobre ela.

Apesar das letras bem elaboradas e rebuscadas, feitas com todo o cuidado, Alcyr Guimarães não se considera um poeta. Em sua modéstia, ele diz que é apenas um guardião de belas palavras. “A música foi feita para guarnecer a letra e protege-la. A reflexão toda é em cima do que se escreve”.

Alcyr conta um pouco como é no palco: “quando vou fazer um show, gosto de oferecer para o público um trabalho com qualidade. Porém, eu não carrego o palco nas costas. Acabou o show, o artista fica lá”, diz o músico ao revelar não ter manias e esquisitices.

Serviço:

Show de lançamento do CD "Todas as cores do amor"

Data: 16/4 - quinta-feira

Hora: Às 20h

Local: Gasômetro - Parque da Residência (End.: Magalhães Barata, 830, esquina da 3 de Maio, São Brás)

Entrada franca.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias