plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

De ponta a ponta, Belém é dos blocos de carnaval

Domingo é dia de muito carnaval em Belém. A cidade recebe uma invasão de blocos tradicionais de rua, shows e ensaios, tudo na preparação para quando fevereiro chegar e os desfiles tomarem conta oficialmente das ruas da cidade. Um desses blocos surgiu de

Domingo é dia de muito carnaval em Belém. A cidade recebe uma invasão de blocos tradicionais de rua, shows e ensaios, tudo na preparação para quando fevereiro chegar e os desfiles tomarem conta oficialmente das ruas da cidade.

Um desses blocos surgiu de uma folia de amigos e virou carnaval de verdade. Já com onze anos de tradição e até CD lançado, o bloco “Os Irrecuperáveis” sai nas ruas hoje e também nos dias 1º e 8 de fevereiro, sempre com concentração no Bar Boiúna, na Pariquis entre Apinagés e Padre Eutíquio, com direito a orquestra, fantasia e marchinhas divertidas compostas por Veloso Dias.

O percurso do bloco vai até o Bar do Gilson, na Padre Eutíquio, onde acontece um grande baile à fantasia.

No ano passado, para comemorar os dez anos de brincadeira nas ruas, eles lançaram o CD “Os Irrecuperáveis, 10 Anos de Folia”, com marchinhas compostas especialmente para o bloco e participação de Andréa Pinheiro , Carolina Araújo, Helinho Rubens, Lanny Tavares e Jorge Queiroz.

A temática deste ano é brincar com a ousadia de reunir amigos para cantar e dançar até o carnaval chegar. Quem garante a música é a banda “Os Feras”, comandada pelo músico Adalberto Correa, e a bicicleta-som de Mister Bacalhau, que anima os foliões desde a criação do bloco.

Um dos charmes dos Irrecuperáveis são as máscaras de papel machê feitas pelo cartunista Biratan Porto, homenageando grandes nomes da música e integrantes do bloco.

No Mormaço, após o sucesso da estreia no domingo passado, é dia de mais um ensaio aberto do Cabloco Muderno.Começa às 17h, com a participação de Juliana Sinimbú, Natália Mattos, Sammliz, Elaine Valente, Larissa Leite, Renato Rosas e Nanna Reis. Após o ensaio, acontecem shows com Eloy Iglesias e o Fofó de Belém.

Na Praça Waldermar Henrique, o Carnaval com Jambú apresenta uma programação diferente este domingo, a partir das 16h: um superbanho de cheiro com as erveiras do Ver-o-Peso, patrimônio da cidade. Elas vão estar devidamente caracterizadas e oferecendo gratuitamente os banhos. Loura, uma das mais antigas da Feira e criadora de vários “feitiços amazônicos”, é quem vai comandar a equipe. “É a primeira vez que as erveiras são incluídas em uma programação carnavalesca. Isso valoriza a nossa cultura”, comemora. Também diretamente do Ver-o-Peso, o bloco Ninho das Cobras, formado por vendedores da feira, já confirmou presença.

O evento também vai escolher a “Musa da Melhor Idade”, valorizando quem brinca há mais tempo o carnaval, e tem a continuação da disputa entre os candidatos a “Rei Momo do Pará 2015”. A prova deste domingo é a difícil tarefa de tomar litros de açaí com farinha baguda e chupar dezenas de mangas. Diretamente de Cametá, a bandinha de fanfarra “Fofó Sou Zé” vai lançar sua marchinha oficial exclusivamente no Carnaval com Jambu, revivendo a tradições das batalhas de maizena no município.

No Jurunas, no Portal da Amazônia, às 17h, tem fanfarra Las Vegas, Grupo Cabanagem e banda Xeiro Verde. Já na esquina da Travessa Padre Eutíquio com a Avenida Bernardo Sayão, quem se apresenta é o Pagode do Bilão e ainda a bateria Alegria Alegria e a banda Anjos do Melody, dentro da programação da prefeitura de Belém. Em Outeiro, na Estrada da Praia Grande, a partir das 13h, tem shows das bandas Alternativa e Nega Loura.

(Diaário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias