plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Escolas de samba estão em contagem regressiva

Ele teve origem na antiguidade, ganhou nova roupagem na Idade Média, adquiriu colorido na sociedade vitoriana do século XX, mas foi no Brasil que foi reinventado. O Carnaval é a festa mais democrática e popular do país. Em muitas cidades, o ponto alto são

Ele teve origem na antiguidade, ganhou nova roupagem na Idade Média, adquiriu colorido na sociedade vitoriana do século XX, mas foi no Brasil que foi reinventado. O Carnaval é a festa mais democrática e popular do país. Em muitas cidades, o ponto alto são os desfiles das escolas de sambas. Na capital paraense, o ritmo nas sedes das agremiações está acelerado para deixar tudo pronto para o dia sete de fevereiro. Em Belém, não temos uma Marquês de Sapucaí recebendo olhares de todo o mundo, mas temos a Aldeia Amazônica, na Avenida Pedro Miranda. Ali, carnavalescos, presidentes e integrantes das escolas de samba belenenses resistem alheios às dificuldades para levar, ano após ano, colorido e alegria à avenida. Mês que vem, mais uma vez, agremiações de diversos bairros da cidade prometem fazer jus ao apelido da Pedreira: o “bairro do samba e do amor”.

O desfile das escolas de samba de Belém será entre dos dias 6 ao 14 de fevereiro. São 27 agremiações carnavalescas, no total, que irão trazer alegria e colorido à Aldeia Amazônica. Como ocorreu ano passado, o Carnaval 2015 na capital paraense será antecipado, a pedido das próprias agremiações e blocos da cidade. A proposta é atrair maior público para o corredor da folia, iniciativa que tem dado certo. Com a novidade, os foliões e o público podem se deslocar para os distritos ou mesmo para outros municípios durante o período oficial do Carnaval, que começa no dia 17.

O desfile carnavalesco na capital paraense ficou programado da seguinte forma: escolas de samba do 2º grupo (sexta-feira, 6 de fevereiro); escolas de samba do 1º grupo (sábado, 7 de fevereiro); escolas de samba do 3º grupo (domingo, 8 de fevereiro) e blocos carnavalescos 1º e 2º grupos (sábado, 14 de fevereiro). A apuração das campeãs está prevista para o dia 21 de fevereiro, a partir das 16 horas, na própria Aldeia Amazônica. As escolas campeãs recebem como premiação um valor simbólico e troféus.

NOS DISTRITOS

Nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, o carnaval será entre os dias 7 e 17 de fevereiro. Na Rua 15 de Agosto, em Icoaraci, os blocos de carnaval desfilam no dia 7 de fevereiro e as escolas de samba no dia 8. Em Outeiro, na Rua Flanklin de Menezes, os blocos alternativos terão dois dias de folia (15 e 16 de fevereiro) e as escolas de samba se apresentarão no dia seguinte (17 de fevereiro). Em Mosqueiro, a festa será na rua Nossa Senhora do Ó. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, haverá desfile dos blocos e das escolas de samba, respectivamente. Na ilha de Cotijuba o carnaval será comemorado com o desfile de blocos de carnaval entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

A prefeitura deve oferecer ajuda de custo para todas as escolas de samba e também aos blocos alternativos. Como muitas agremiações carnavalescas atrasaram a prestação contas dos recursos que receberam em 2014, houve a demora na liberação de nova verba. Outras nem terão condições de apresentar a prestação de contas a tempo de receber o incentivo. Para não prejudicar o carnaval da cidade, o prefeito Zenaldo Coutinho firmou um acordo com as escolas de samba, e com isso essas agremiações devem receber recursos através Liga das Escolas de Samba, mas continuarão com a prestação de contas em aberto junto à Prefeitura de Belém.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias