plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
_

Belém seleciona para Escola Internacional de Cuba

Belém será uma das capitais a sediar provas da seleção para a Escola Internacional de Cinema de TV de Cuba no Brasil (EICTV). As inscrições para o Processo Seletivo 2015/2018 estão abertas até o dia 7 de março e as provas serão aplicadas nos dias 13 e 14

Belém será uma das capitais a sediar provas da seleção para a Escola Internacional de Cinema de TV de Cuba no Brasil (EICTV). As inscrições para o Processo Seletivo 2015/2018 estão abertas até o dia 7 de março e as provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de março aqui e em Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e Brasília.

São oferecidas oito especializações - Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias – e cada candidato deverá optar por apenas uma.

Serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de três anos, com início previsto para setembro de 2015 e término em julho de 2018.

Para se candidatar é preciso ter idade entre 22 e 29 anos, pagar taxa de inscrição de R$ 50, apresentar currículo impresso e carta de motivação que justifique seu interesse em estudar cinema. É preciso também apresentar portfólio com materiais em cinema, vídeo, foto, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa e outros.

No primeiro dia de seleção serão aplicadas duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra sobre a especialidade escolhida. Os candidatos aprovados passarão por entrevista oral no dia 14, quando a comissão julgadora escolherá os melhores candidatos em cada área. Todo o processo é realizado em português.

O material e a documentação dos selecionados serão enviados para Cuba, onde o Conselho Docente da EICTV fará a seleção final. Os nomes dos aprovados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

Quem for classificado terá que apresentar certificados que demonstrem que concluiu dois anos de estudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira e certificado médico de aptidão física e mental.

O curso tem duração de três anos e cada ano é cobrada uma matrícula no valor de cinco mil euros. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros, sendo o restante pago pelo aluno.

Este subsídio cobre integralmente a matrícula do segundo e terceiro anos e parte do primeiro ano do curso. Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

ReferênciaA EICTV, localizada em San Antonio de los Baños, é considerada um dos melhores centros de formação audiovisual em todo o mundo. Inaugurada em 15 de dezembro de 1986, pela Fundação Novo Cinema Latino-Americano (FNCL), tem entre seus fundadores o jornalista e escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez, o poeta e realizador argentino Fernando Birri e o teórico e realizador cubano Julio García Espinosa, entre outros.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias