plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

CaBloco Muderno abre ensaio para folia

Se tem algo é a cara da modernidade são as misturas, o hibridismo, as experimentações. E é assim que o Cabloco Muderno se reinventa e se joga no carnaval novamente, com uma mistura de samba com instrumentos e ritmos regionais, rock e o que mais couber em

Se tem algo é a cara da modernidade são as misturas, o hibridismo, as experimentações. E é assim que o Cabloco Muderno se reinventa e se joga no carnaval novamente, com uma mistura de samba com instrumentos e ritmos regionais, rock e o que mais couber em um bloco de alegria.

Os ensaios para a folia começam neste domingo, em parceria com o Fofó de Belém de Eloy Iglesias, no Mormaço, com direito a convidados especiais como a guitarrista roqueira Elaine Valente (ex-Álibi de Orfeu), Natália Matos, Juliana Sinimbú, Larissa Leite, Nanna Reis, Camila Honda e Renato Rosas, todos dispostos a entoar o repertório do carnaval de rua do CaBloco.

“Este ano, nós criamos umas células rítmicas, misturando os instrumentos regionais com batida de funk, rock, e o que mais for possível. Temos ainda Renato Rosas, dando uma de MC, o que vai ser uma grande surpresa, e nossa ideia é aquecer nestes ensaios a grande mistura que queremos levar para as ruas no dia da folia”, diz o mestre de bateria do Cabloco, Nazaco Gomes.

Antes de mesmo de dar a largada ao seu carnaval em terras paraenses, o bloco estreou no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, promovendo seu pré-carnaval num dos palcos mais tradicionais da Cidade Maravilhosa, o Teatro Rival, e tendo como convidados ícones do carnaval de lá, como Sargento Pimenta, Bloco Thriller Elétrico, Empolga às 9, o cantor Pedro Luís (Monobloco), Guto Goffi (Barão Vermelho) e DJ MAM.

“Foi um sucesso e estou muito feliz pela repercussão e o acolhimento da imprensa e do público. Trazer essa coisa diferente, com instrumentos da Amazônia e repertório variado, com direito a rock ’n’ roll, carimbó da Dona Onete e do Mestre Laurentino, e misturar com esses timbres da nossa terra, sem se tornar grupo folclórico, é uma novidade que está chamando atenção das pessoas. Em dois meses já temos mais de 80 pessoas nas oficinas”, orgulha-se Marco André, diretor musical e idealizador do projeto, que por enquanto comanda as folias no Rio de Janeiro, mas estará em Belém no dia 8 de fevereiro, quando o bloco passar oficialmente pelas ruas da cidade.

Em Belém, a bateria tem mais de 60 pessoas, que estão ensaiando há dois meses e agora seguem para os ensaios abertos que acontecerão sempre aos domingos, no bar Mormaço, das 16h às 18h. A ideia é fazer com que os integrantes da bateria, os instrumentos harmônicos que acompanham o bloco, seus cantores e o público em geral, entrem em sintonia para o desfile oficial.

“São, na sua maioria, profissionais liberais, médicos, dentistas e outras pessoas, que nunca tocaram bateria antes, mas que já estudaram bastante e estão alegres em fazer parte do bloco”, completa Nazaco.

A bateria comandada por Mestre Nazaco, do Trio Manari e Douglas Dias, tem como auxiliares os mestres Paulo Black, diretor de bateria do Império de Samba Quem São Eles, e André Alcântara, diretor de bateria do Bole-Bole.

No repertório do CaBloco constam várias canções autorais de Marco André e também sambas de enredo e músicas de Gilberto Gil, Warilou, Dona Onete, Titãs, Mestre Lucindo e até Michael Jackson. Além do ineditismo sonoro, a preocupação com o meio ambiente é constante. Os instrumentos utilizados são feitos de materiais reciclados, e há invenções rítmicas como a saia percussiva, criada a partir de bacias de alumínio velhas e inutilizadas.

LEIA AINDA:

Muito picolé e confete no Carnaval com Jambu

CAIA NA FOLIA!

Ensaios do CaBloco Muderno

Quando: A partir de hoje, todos os domingos até 8 de fevereiro, das 16h ás 18h.

Onde: Bar Mormaço (Ao lado do Arsenal de Marinha – Cidade Velha)

Carnaval dos Trabalhadores com o Jambu do Kaveira

Quando: Todos os domingos, a partir das 16h.

Onde: Saída da Praça Waldemar Henrique (Campina)
Carnaval da Cidade Velha com Bloco Fofó do Lino

Quando: Hoje, com concentração às 14hOnde: Saída da Praça do Relógio (Campina)

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias